nsc
hora_de_sc

Arte e Cultura

Florianópolis recebe novo mural de grandes dimensões do projeto Street Art Tour

Pintura seria entregue no aniversário da cidade, mas sua execução precisou ser adiada

18/06/2020 - 16h19 - Atualizada em: 18/06/2020 - 16h23

Compartilhe

Por Janaína Laurindo
Obra fica no alto da Rua Felipe Schmidt
Obra fica no alto da Rua Felipe Schmidt
(Foto: )

O artista Rodrigo Rizo iniciou na última quarta-feira, 17, a pintura de um novo mural de grandes dimensões no Centro de Florianópolis. A obra, na lateral do Hotel Zip, localizado no alto da Rua Felipe Schmidt, nº 554, ocupará um paredão de 420 met ros quadrados. A pintura Natureza do Desterro estava programada para ser inaugurada no dia do aniversário de Florianópolis, em março deste ano, mas com os decretos de distanciamento social e o cancelamento dos festejos de aniversário da cidade, a obra ficou parada. 

— Depois de 50 dias em casa, veio a liberação de algumas atividades, incluindo a pintura mural. Muita coisa aconteceu desde o início da pandemia, coisas que me fizeram refletir sobre tudo, principalmente sobre meu trabalho e o meu papel como artista nesse processo — afirma Rodrigo Rizo.

A primeira proposta para Natureza do Desterro era uma reflexão crítica sobre a situação ambiental de Florianópolis. Ao longo da quarentena, o artista reavaliou a abordagem e decidiu levar para o projeto uma visão mais leve e inspiradora. Conceitualmente, a obra parte de uma personalidade feminina que representa um espírito ancestral da natureza e emerge da superfície da água, como uma ilha. Está cercada de vida, com ilustrações de espécies da fauna e flora presentes na cidade. A ideia é que as pessoas possam se identificar com a paisagem, que tenham o sentimento de pertencimento e, mais que isso, atentem para a necessidade de preservação do lugar onde vivem.

Curiosidades sobre o novo mural

- Para a realização da pintura, o artista utilizará duas plataformas elevatórias instaladas no topo do edifício, cada uma com cinco metros de extensão.

- O esqueleto do desenho primeiro é projetado na parede para que os primeiros traços possam ser desenhados.

- O preenchimento das áreas maiores é feita com tinta acrílica, rolinho e pincel.

- Os detalhes com luzes, sombras e contornos é feito com o spray.

- Rizo terá o apoio de dois artistas como assistentes: Tuane Ferreira e Rodrigo “Pasmo”

- Estão previstas três semanas de trabalho.

- O mural tem 10 metros de largura por 33,5 metros de altura. 

Artista Rodrigo Rizo
Artista Rodrigo Rizo
(Foto: )

A ação é uma iniciativa do Street Art Tour, movimento que começou em 2019 com o propósito de fomentar a cena de arte urbana na Capital. Para este ano, estão previstas uma série de atividades com diferentes artistas e vários estilos de pintura mural, além de tours guiados para a população — em versão virtual e presencial, quando for possível—, projeto de realidade aumentada e novidades no aplicativo. O projeto é patrocinado pelo município de Florianópolis e pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. O projeto tem o apoio cultural do Angeloni Supermercados, Corporate Park, Fiori Empreendimentos e Hotel Zip. Apoio da Anjo Tintas e Ondrepsb. A coordenação geral é do Studio de Ideias.

Colunistas