A partir de sábado (8), Dia Internacional da Mulher, moradores de Florianópolis poderão visitar a mostra fotográfica coletiva “Corpos e Cenas: pelo Olhar DELAS”. São 51 fotografias de 29 mulheres selecionadas na convocatória realizada no mês de fevereiro. Com a participação de fotógrafas amadoras e/ou profissionais de sete estados brasileiros, incluindo Santa Catarina, a exposição estará aberta a partir das 16h30min, na Escola de Fotografia e Arte Câmera Criativa, no Centro de Florianópolis. A entrada é gratuita.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A exposição busca destacar e valorizar as experiências, histórias e perspectivas das mulheres, de acordo com Luíla Vômero, diretora da Escola e uma das curadoras da mostra.
— Ao proporcionar um espaço para que suas vozes sejam ouvidas e suas narrativas sejam contadas, a mostra contribui para a reflexão sobre questões de gênero, empoderamento e a luta por igualdade. Além disso, promove a visibilidade de artistas e criadoras, incentivando um diálogo sobre a representação feminina na arte e na sociedade — destaca Luíla.
Veja algumas das fotografias
Continua depois da publicidade
Luíla salienta que a iniciativa da mostra fotográfica, que está na 3ª edição, é fundamental para sensibilizar o público e fomentar uma maior conscientização sobre os desafios enfrentados pelas mulheres, celebrando suas conquistas e resiliência.
As fotógrafas selecionadas por Luíla, junto das curadoras Mariurka Maturell Ruiz e Lilian Barbon, pesquisadoras e artistas visuais, são de cidades catarinenses como Florianópolis, Blumenau, Joinville e Garopaba, e dos estados de Bahia, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
— O processo de seleção das imagens priorizou a diversidade temática, narrativa e estética, destacando a representatividade das mulheres na fotografia. Foram escolhidas obras que abordam identidade, corporeidade, ancestralidade, empoderamento e afetividade, ampliando a reflexão sobre as vivências femininas em diferentes territórios — explica a curadora Mariurka.
Além do conteúdo, o trio de curadoras valorizou imagens com forte apelo visual e técnico, considerando composição, luz, cor e sensibilidade artística.
Continua depois da publicidade
— A pluralidade estilística também foi essencial, garantindo um panorama amplo da expressão fotográfica feminina — destaca a curadora.
Fotógrafas selecionadas
Integram a edição 2025 as fotógrafas: Adriana Cardoso, Alessandra Almeida, Alice Goulart, Ana Kruschewsky, Dhalla, Gabriela Fiorenza, Gabriella Massa, Gílian Valadão, Heloísa Medeiros, Jacque Lauer, Janice de Souza, Jô Santos, Josana Rocha, Juliana Saldanha, Júhpiter, Karen Rechia, Karine Costa, Karine Arend, Luisina Ferrari, Luiza Jobim, Magali Abreu, Milena Tumelero, Nicoli Martins, Pamela Desiré Martinez, Rafaela Martendal, Renee Miranda, Sabrina Marthendal, Suy Andrade e Tatiana Guimarães.
A exposição “Corpos e Cenas: pelo Olhar DELAS” ficará aberta para visitação até 11 de abril no Espaço Cultural Câmera Criativa, que fica na Rua Anita Garibaldi 120, junto à Escola. A visitação poderá ser feita de segunda a quinta-feira, das 9h às 18h, e sexta e sábado, das 9h às 13h.
A curadora Lilian Barbon destaca que os visitantes podem esperar uma experiência transformadora, pois cada imagem conta uma história única, muitas vezes desconhecida.
Continua depois da publicidade
— A exposição oferece um convite para repensar a maneira de como vemos o mundo e como a fotografia pode ser uma ferramenta de resistência e de mudança. Ao percorrer a mostra, o público terá a chance de se conectar com o olhar feminino, reconhecendo nele uma profundidade, uma complexidade e uma humanidade que muitas vezes escapam aos padrões tradicionais de representação — completa.
Antonietas
Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
“Ainda Estou Aqui”: saiba até quando o filme fica nos cinemas e quando chega à Globoplay




