Florianópolis é um dos principais destinos de verão do Brasil, e em 2026, deve receber mais de 3 milhões de visitantes, segundo a Prefeitura. Agora, o turismo local ganhou ainda mais força, já que a capital entrou no circuito das grandes festas de pré-Carnaval do Brasil. Neste sábado (31) e domingo (1), a cidade recebe o Pré-Carnaval Floripa, evento gratuito que antecipa o feriado oficial.
Continua depois da publicidade
O evento será realizado na beira-mar do Estreito, com a Ponte Hercílio Luz como cenário, o que reforça o posicionamento da Capital como destino turístico mesmo antes da folia oficial. Ainda, essa proposta aproxima Florianópolis de capitais que transformaram o pré-carnaval em produto cultural e turístico, como Belo Horizonte, São Paulo e Fortaleza.
Estratégia turística e ampliação do calendário
O Pré-Carnaval Floripa nasce do interesse da administração municipal de oferecer mais opções para o público, que nessa época do ano, já busca a capital para as férias. Além disso, enquanto o Carnaval tradicional já é comemorado em capitais historicamente consolidadas, o pré-carnaval abre uma janela de crescimento, com menor disputa e maior potencial de atração de visitantes.
A antecipação da festa amplia o tempo de permanência de turistas na cidade e distribui melhor o fluxo ao longo do verão, com impacto direto em setores como hotelaria, gastronomia, comércio e serviços. Ainda, a proposta também fortalece o turismo de eventos, segmento considerado estratégico para Florianópolis ao longo de todo o ano.
Continua depois da publicidade
— Além de um destino referência no Carnaval, Florianópolis tem tudo para se tornar um dos principais destinos de pré-carnaval do Brasil. Estamos criando uma nova tradição, que valoriza a vocação turística e coloca a cidade no calendário nacional de grandes eventos — afirma o prefeito Topázio Neto.
Programação recebe grandes nomes do carnaval nacional
Para atrair públicos diversos, a programação do Pré-Carnaval Floripa aposta na diversidade musical, e por isso, terá a apresentação de nomes referências dos dois maiores carnavais do país. Estão confirmadas apresentações do Bloco Eva, Xanddy Harmonia e Monobloco, atrações nacionais que representam a tradição da folia da Bahia e do Rio de Janeiro.
Além dos nomes nacionais, o evento também valoriza a cena local. A Pipoca do Daza, da banda Dazaranha, integra a programação, para levar ao circuito o som que marcou gerações na Ilha. O evento terá ainda a apresentação de DJs e um palco com bandas regionais que funcionam em paralelo aos trios elétricos, para oferecer alternativas a quem prefere acompanhar os shows de forma fixa.
A proposta é atender diferentes perfis de público ao longo dos dois dias, com uma dinâmica do carnaval de rua e, ao mesmo tempo, opções diversificadas de consumo cultural.
Continua depois da publicidade
Modelo aberto e diferentes formatos de participação
O Pré-Carnaval Floripa adota um modelo inovador, com acesso gratuito e setores pagos, o que permite diferentes formas de vivenciar o evento. O setor Pipoca garante acesso livre ao público, com acompanhamento dos trios elétricos ao longo do circuito.
Para quem busca experiências mais segmentadas, o evento conta com os setores Bloco, no formato tradicional com abadá, e Open Bar, área coberta com vista privilegiada e bebidas inclusas, ambos mediante compra de ingresso. A programação ocorre das 13h às 23h nos dois dias, com atividades distribuídas ao longo da tarde e da noite.
Ainda, a escolha da beira-mar do Estreito amplia o uso do espaço público e integra a região ao circuito da folia. O objetivo é fortalecer a ocupação urbana e a visibilidade da orla continental durante o verão.
Estrutura e organização para eventos de grande porte
O evento conta com estrutura planejada para receber um grande público, com uma robusta operação de segurança, com controle de acesso, operação integrada das forças públicas, incluindo Polícia Militar, Guarda Municipal, Voluntários Floripa, câmeras de reconhecimento facial em todos os acessos e suporte de saúde. Esse modelo segue padrões adotados em grandes eventos nacionais e busca conciliar festa, organização e convivência com o entorno urbano.
Continua depois da publicidade
A iniciativa é realizada pelo Grupo All, produtor do Folianópolis, com apoio da Prefeitura de Florianópolis.
Confira todos os detalhes:
- O quê: Pré-Carnaval Floripa
- Quando: sábado, 31 de janeiro, e domingo, 1º de fevereiro
- Horário: das 13h às 23h
- Onde: Beira-mar do Estreito, em Florianópolis
Entrada: Sábado – Gratuita no setor Pipoca, mediante acesso controlado. O público será revistado em todas as vias de acesso ao circuito, independentemente do setor (Pipoca, Bloco ou Open Bar). Domingo – Gratuita no setor Pipoca, mediante acesso controlado.
Ingressos: abadás para os setores Bloco e Open Bar à venda no site da Blueticket



