A força do vento, provocada pelo ciclone extratropical que atinge Santa Catarina, não poupou nem uma árvore quase centenária que fica em frente à prefeitura de Gaspar. A figueira de 89 anos foi derrubada pelo fenômeno na manhã desta quinta-feira (13), por volta das 11h. Um vídeo mostra a planta de 12 metros de altura caída no meio da praça, com as raízes à mostra. (veja abaixo).

Continua depois da publicidade

Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

De acordo com a prefeitura, a árvore é considerada um símbolo histórico para a cidade. Isso porque ela foi plantada em 1934, quando houve a emancipação política de Gaspar. Em 2018, a figueira chegou a passar, inclusive, por um processo de revitalização.

A administração ainda afirmou que a equipe da superintendência do meio ambiente já esteve no local da queda para fazer um estudo e tentar recuperar a árvore. Uma possível coleta de material genético para plantar novamente a espécie também é analisada pelos profissionais.

Continua depois da publicidade

Não há previsão de quando a figueira será retirada do local, já que não se trata de uma ocorrência emergencial e há outras prioridades no município causadas pelo vento. A Defesa Civil, no entanto, já esteve em frente à prefeitura e garantiu que não existe nenhum outro risco de queda ou de obstrução de passagem.

Veja o vídeo da figueira caída na praça

*Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também:

Vendaval de “despedida” do ciclone destelha casas e interdita ruas no Vale do Itajaí

Corre-corre após vendaval derrubar parede termina com mulheres pisoteadas em Navegantes

Destaques do NSC Total