Uma forte chuva causou diversos estragos em Lages, na Serra de SC, neste domingo (30). Vídeos compartilhados em redes sociais mostram telhados sendo destruídos e árvores caídas em rios e ruas. Os bombeiros militares e a Defesa Civil atuaram em ocorrências pela cidade.

Continua depois da publicidade

Por volta das 18h15min, o Corpo de Bombeiros Militar foi chamado até a Avenida Belizário Ramos. Devido ao forte vendaval, três árvores caíram na via e obstruíram totalmente o tráfego de veículos.

Veja fotos

A equipe precisou realizar o corte e remoção das árvores em três pontos da avenida. Após o trabalho, ainda foi necessário fazer a limpeza da rua para liberar o trânsito na região. Um quarto ponto de obstrução da via por queda de árvore foi atendido pela equipe, entre as ruas Ceará Amapá, também no bairro São Cristóvão.

Conforme a corporação, o temporal afetou uma residência, além de causar destelhamentos e alagamentos em vários pontos da cidade. Três moradores dos bairros São Cristóvão e Centro foram atendidos pelos bombeiros e receberam lonas para cobrir as residências afetadas.

Um vídeo divulgado nas redes sociais ainda mostra a força do vento levantando o telhado de um prédio.

Continua depois da publicidade

Confira vídeos dos estragos em Lages

De acordo com a prefeita de Lages, Carmen Zanotto (Cidadania), o temporal comprometeu diversas estruturas públicas, como os prédios da Secretaria de Saúde e Farmácia Central.

— Também tivemos ventos fortes na Igreja do Conventinho, em que lamentavelmente uma senhora ficou ferida e foi assistida pela equipe do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres — relatou a prefeita.

Previsão para as próximas horas

De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há risco de tempestade em boa parte do território catarinense nas próximas horas. O acumulado de chuva pode chegar de 30 e 60 mm/h, além da possibilidade de queda de granizo.

As cidades que podem ser afetadas pela tempestade, até as 10h desta segunda-feira (1º), estão nas regiões da Serra, Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Sul.

Continua depois da publicidade

Onde deve haver tempestade nas próximas horas (Foto: INMET, Divulgação)

Conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, na segunda-feira (1º), a aproximação e passagem de uma nova frente fria aumenta as possibilidades de temporais em todas as regiões do Estado.

Na terça-feira (2), o dia começa com tempo instável e com condições para novos temporais isolados, especialmente do Litoral aos Planaltos. Entre a tarde e à noite, há condições para novos temporais isolados no Litoral Norte.

Na quarta (3) e na quinta-feira (4), as condições para temporais diminuem e o tempo firme predomina, principalmente no Grande Oeste. No Litoral e em áreas próximas, a circulação marítima ainda deixa o tempo instável.