O fotógrafo Lucas Gabriel Cardoso, que mora em Itajaí, viveu momentos de tensão na partida de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana 2025, entre Independiente e Universidad de Chile, que ficou marcada pela briga entre torcedores. A confusão aconteceu na noite de quarta-feira (20), em Avellaneda, na Argentina, e a partida foi suspensa.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da confusão na Sul-Americana tiradas por fotógrafo de SC

— Foi um desespero, porque eu estava trabalhando na linha de fundo, no lado oposto à visitante e consegui ver tudo. Eu vi a invasão da barra do Independiente, os linchamentos, o torcedor da Universidad de Chile se jogando da arquibancada, tudo do visor da câmera. De longe a cobertura de futebol mais aterrorizante que eu fiz na vida, desde o começo da confusão até a incerteza do real tamanho da tragédia — relatou Lucas em entrevista ao NSC Total.

Gaúcho de nascimento, o fotógrafo explicou que o “clima estava estranho”, mesmo antes do início da partida. Lucas também falou sobre como se iniciou a briga entre as torcidas.

— Desde antes do jogo, já estavam jogando todo tipo de coisa na direção dos torcedores locais, até vaso sanitário jogaram. No intervalo jogaram uma bomba na torcida do Independiente, que fica na Garganta, um setor próximo dos escanteios. Então, pediram para que a torcida da Universidad de Chile saísse do estádio, mas não tinha nenhum policiamento ou segurança e muitos simplesmente não saíram. A torcida do Independiente foi por conta própria tirar, e aconteceu tudo que aconteceu. Nunca vi nada parecido — contou o profissional.

Além disso, Lucas relatou o que passou na sua cabeça durante esse momento de tensão vivido dentro do Estádio Libertadores de América.

Continua depois da publicidade

— Não senti medo, mas aquela insegurança pra deixar o estádio. Pra sair foi um sufoco, porque a confusão seguiu do lado de fora e a torcida do Independiente invadiu o campo pra se proteger, tive que esperar um bom tempo e sair com o pessoal da Conmebol — completou o jornalista.

Confusão na Sul-Americana: O que vai acontecer com Independiente e Universidad de Chile

Por conta do ocorrido, a partida entre Independiente e Universidad de Chile foi suspensa. Na ida, os chilenos haviam vencido por 1 a 0, e o placar estavam em 1 a 1 quando a confusão iniciou no segundo jogo.

Em nota, a Conmebol confirmou o cancelamento do jogo e afirmou que os órgãos judiciais da entidade decidirão a classificação. O vencedor do confronto enfrentará o Alianza Lima nas quartas da Sul-Americana 2025.

“Todas as informações relativas aos eventos ocorridos dentro e fora do estádio serão encaminhadas ao Comitê Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol”, escreveu a Conmebol em nota.

Continua depois da publicidade

Leia também

Clube campeão nacional corre risco de ficar sem divisão em 2026

Presidente da CBF abre o jogo sobre a possível criação da Série E

*Matheus Welter é estagiário sob a supervisão de Marcos Jordão