A atual situação do Estádio Olímpico, que já foi palco da final da Libertadores de 1983, segue gerando muita curiosidade até os dias de hoje. A antiga casa do Grêmio foi “trocada” após uma negociação do clube para a construção da moderna Arena.
Continua depois da publicidade
Veja fotos antigas da construção de histórico estádio palco da final da Libertadores
Antes do início das obras do histórico Estádio Olímpico, havia um tambo na área, que 54 anos depois, seria a então casa gremista. A escolha do local aconteceu em 1940. O desenho arquitetônico foi responsabilidade de Plínio Oliveira Almeida, sendo que ficou conhecido como o maior estádio particular do mundo.
O Grêmio inaugurou o Estádio Olímpico em um amistoso com o Nacional de Montevidéu, do Uruguai, quando venceu por 2 a 0. Além disso, o primeiro GreNal aconteceu em 26 de setembro de 1954, quando o Colorado aplicou uma goleada histórica de 6 a 2.
O lendário anel superior foi concluído na metade do ano de 1980, também com a coordenação do arquiteto Plínio Almeida. Desde então, o estádio começou a ser conhecido como “Olímpico Monumental”.
O Estádio Olímpico Monumental foi palco do jogo de volta da final da Libertadores de 1983, que aconteceu entre Grêmio e Peñarol. O primeiro confronto terminou empatado em 1 a 1, no Estádio Centenário, em Montevidéu, e o segundo foi vitória do Imortal por 2 a 1.
Continua depois da publicidade
Como está o Estádio Olímpico
Atualmente, o Estádio Monumental encontra-se tomado pelo mato, que mostram que o local não recebe jogos desde a vitória do Grêmio contra o Veranópolis, em 17 de fevereiro de 2013, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Gaúcho.
Segundo informações do ge, havia a expectativa que o repasse do estádio para as empresas que serão donas do local acontecesse ainda em 2025, mas não aconteceu, após as partes não entrarem em um acordo para a assinatura do documento e a ausência de tempo hábil para a formalidade.
No lugar do estádio, que já recebeu diversas finais, incluindo a Libertadores de 1983, será construído empreendimentos imobiliários.
De acordo com informações do ge, enquanto a pendência segue, uma segurança privada foi contratada para cuidar do local, que também é usado para treinamentos com tiros da Brigada Militar, Bombeiros e Polícia Civil.
Continua depois da publicidade









