Uma das praias mais famosas de Florianópolis, a Joaquina, localizada no Leste da Ilha, é movimentada desde pelo menos a década de 1970. O cotidiano na praia no século passado foi registrado em fotos antigas disponibilizadas no Arquivo Público do Estado de Santa Catarina, no acervo digital da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
Batizada em 1975 por uma lei municipal que homenageou a proprietária de uma área próxima à Ponta do Retiro, a Joaquina ficou famosa por conta do surf. Na década de 1970, o local passou a sediar competições mundiais e atrair surfistas de todo o planeta.
Nessa época, a praia já era bastante frequentada. Fotos do acervo do fotógrafo Waldemar Anacleto (digitalizado pela UFSC) mostram carros e kombis estacionados na faixa de areia. Também é possível ver jovens curtindo o sol nas pedras da Ponta do Retiro. Na década seguinte, já havia congestionamento para chegar na praia, como mostram fotos compartilhadas nas redes sociais.
Com o passar do tempo, a Joaquina também ficou famosa pelas dunas: o snowboard (esporte onde se desliza na areia sobre uma prancha de madeira) se tornou um dos seus atrativos. Hoje em dia, ela segue como uma das praias mais movimentadas de Florianópolis.
Veja as fotos
Continua depois da publicidade
Leia também
Fotos antigas mostram como era a Lagoa da Conceição no século passado









