O artista plástico catarinense Cainã Gartner produz, à mão, esculturas exclusivas de madeira e ouro e as entrega para os grandes nomes do esporte, como Tom Brady e Roger Federer. Além deles, o artista ainda tem diversos projetos em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Natural de Gaspar, no Vale do Itajaí, Cainã Gartner é a quarta geração de uma família de marceneiros. As primeiras, de seu bisavô, avô e pai, focavam em produções de larga escala para empresas de móveis e decoração. A transição para obras artísticas ocorreu “naturalmente”, de acordo com Cainã.

— Como eu já tinha um bom networking, pessoas me pediam peças e queriam que eu assinasse. Fui fazendo por encomenda até chegar uma peça minha ao Instituto Ayrton Senna, em 2017. Eles gostaram muito e sugeriram que eu assinasse a collab do projeto de obras em homenagem aos 25 anos da morte do Ayrton Senna. No início as peças foram vendidas a R$ 15 mil e hoje são revendidas a R$ 400 mil — explica.

Nesse primeiro projeto com o Instituto Ayrton Senna foram criadas 25 esculturas inspiradas no capacete usado por Ayrton Senna em 1993. No dia 1° de maio de 2019, em Interlagos, São Paulo, a coleção foi entregue e a mãe do piloto, Neyde Senna da Silva, foi quem ficou com a primeira peça criada.

Continua depois da publicidade

Ao todo, Cainã já fez quatro projetos com o Instituto Ayrton Senna e a parceria está estendida para o artista assinar a coleção de 30 anos do legado do piloto, programada para o ano que vem.

— A parceria com o Instituto Ayrton Senna acabou abrindo muitas portas na minha carreira, foi um divisor de águas. A partir disso foi abrindo para outros esportistas. Com o Federer, eu morei muito tempo em Miami com um tenista que treinava com ele. Apresentamos o projeto e ele deixou eu assinar a obra de 100 títulos dele, em 2019.

— Já com o Brady a peça partiu de mim. Eu tenho um grande relacionamento com a XP e sugeri essa bola para presentear no evento, eles gostaram e fechamos essa parceria — conta Cainã.

Tom Brady esteve no Brasil no último final de semana para um evento da empresa XP, onde recebeu a obra das mãos de Cainã.

Continua depois da publicidade

Veja fotos:

Destaques do NSC Total