A um mês do Natal, nem parece que é primavera em São Joaquim: nesta terça-feira (25), o Vale dos Caminhos da Neve amanheceu mais uma vez coberto de geada. O campo fica a cerca de 3 quilômetros do centro de São Joaquim.

Continua depois da publicidade

Segundo o Agroconnect, ferramenta de monitoramento da Epagri/Ciram, a temperatura mínima registrada nesta terça foi de 4°C, às 6h, em São Joaquim. Em Urubici, no mesmo horário, o registro foi de 5,74°C.

Veja fotos da geada em São Joaquim

Menores temperaturas nesta terça em SC

  • São Joaquim — Caminhos da Neve: 4°C
  • Bom Jardim da Serra — Comunidade XV Dias: 5,57°C
  • Urubici — Vacas Gordas: 5,74°C
  • Urupema — Morro de Urupema: 7,17°C
  • São Joaquim — Despraiado: 7,24°C
  • Urubici — Mundo Novo: 7,34°C
  • São Joaquim — Luizinho: 7,35°C
  • São Joaquim — Cruzeiro: 7,48°C

O que é geada?

A geada se forma quando a temperatura do ar cai abaixo de 0°C, fazendo com que o vapor de água presente no ar se condense e congele sobre superfícies expostas, como plantas, solo e veículos.

Continua depois da publicidade

Esse fenômeno é mais comum em noites frias de tempo aberto, quando não há nuvens para reter o calor irradiado pela superfície terrestre. A diferença em relação ao que ocorre no inverno é que agora o fenômeno some rapidamente com a elevação das temperaturas. 

Fenômenos meteorológicos