Nesta terça-feira (12), temporais severos chegaram ao centro da Argentina. A população registrou uma chuva de granizo gigante na região de Campana, em Buenos Aires. As fotos publicadas nas redes sociais mostram pedras de gelo que impressionam pelo seu tamanho. (Veja abaixo)
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A agencia de meteorologia argentina, METRA (Meteorología de la República Argentina) pediu que a população da Capital ficasse atenta para novos temporais: “Cuidado, porque o risco de fenômenos graves continua, inclusive na Área Metropolitana”, publicou nas redes sociais.
Segundo a agência de meteorologia, o tempo severo na Argentina deve durar até o final da semana: “A partir desta noite e nos próximos dias esperamos mais eventos de tempestades intensas em Buenos Aires, sul do Litoral, Córdoba e Cuyo”, diz a METRA.
Além disso, são esperados mais de 100 mm de chuvas e rajadas de ventos de 90km/hr.
Continua depois da publicidade
Porque ocorrem as chuvas de granizo?
Segundo o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, ocorrências de chuvas de granizo são muito comuns no verão e primavera, que são estações mais tempestuosas.
— Como está muito quente aquela região, está tendo uma confluência de estabilidade que provoca tempestades desde os médios, baixos e altos níveis de atmosfera, ou seja, chuva forte, raio e também tem a condição de granizo. — diz Marcelo.
Ainda segundo o meteorologista, apesar de ser comum nesta época, o evento não está ocorrendo em Santa Catarina porque o Sul do Brasil está sob efeito de uma massa de ar seco e quente.
— Está quente, mas está seco. Se está seco, não forma nuvem. Consequentemente, não tem indicativo de chuva, nem de tempestades, como esta de granizo, no caso — explica o meteorologista.
Continua depois da publicidade
Veja as fotos da chuva de granizo que circularam nas redes sociais
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
Onda de calor atinge SC nesta quarta-feira; veja regiões
Calor extremo deixa SC em alerta de “perigo” com temperaturas que podem chegar a 40ºC