A forte chuva que atinge todas as regiões de Santa Catarina trouxe granizo, causou enchentes, interditou rodovias e já registra duas mortes. Os óbitos ocorreram na noite desta quinta-feira (16) em Taió, no Alto Vale do Itajaí. A previsão é de que o fenômeno continue nesta sexta-feira (17), com risco alto para alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Segundo dados da Defesa Civil, a cidade com o maior acúmulo de chuva nas últimas 24h foi Trombudo Central, no Alto Vale do Itajaí, com 197.3 milímetros. Em seguida, vêm Aurora, com 190.6 milímetros, e Agrolândia, com 183.1 milímetros.

SC terá mais temporais e chuva volumosa nesta sexta-feira; veja a previsão

Em Mondaí, no Oeste do Estado, houve queda de granizo na noite desta quinta-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, a ocorrência foi no interior do município e causou danos em ao menos cinco casas. Além disso, o telhado de um mercado ficou danificado após a queda das pedras de gelo.

Continua depois da publicidade

Também houve registro de ocorrências em Xanxerê, principalmente no interior. A BR-282 ficou obstruída após a queda de árvores. Entre a noite de quinta e a madrugada desta sexta-feira (17), ao menos 30 árvores foram cortadas. Em algumas regiões, moradores foram orientados a deixar as casas por segurança.

Em Dionísio Cerqueira, ao menos 62 ocorrências de destelhamentos de casas foram registradas, além de cortes de árvores que obstruíram vias.

Na Serra catarinense, em São José do Cerrito, ruas ficaram alagadas na manhã desta sexta-feira por conta da chuva.

As comportas das barragens de Taió e Ituporanga, no Alto Vale, foram fechadas na manhã desta quinta-feira (16). Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a medida é necessária, considerando o volume de chuva previsto para os próximos dias, o que eleva o risco de inundação.

Continua depois da publicidade

Confira imagens da chuva em SC

Rodovias interditadas

Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), há pontos de restrição de trânsito nas BRs catarinenses por conta das fortes chuvas. Equipes fazem a limpeza e melhorias emergenciais nos trechos.

Na BR-470, em Agronômica, a pista está totalmente bloqueada devido à água na pista. Trânsito também está interrompido em Ibirama, no km 111, e em Agronômica, no km 150.

Confira os trechos

BR-282/SC

  • km 277 (São José do Cerrito) – Registro de alagamento. Trânsito em meia pista.
  • km 296 (Vargem) – Registro de queda de barreira. Em monitoramento.

Continua depois da publicidade

BR-470/SC

  • km 111 (Ibirama) – Registro de queda de barreira. Trânsito totalmente interditado.
  • km 150 (Agronômica) – Alagamento na pista. Trânsito totalmente interditado.

BR-280/SC

  • km 98, 101, 102 e 105 (Serra de Corupá) – Trânsito com SIGA e PARE ou meia pista por causa de obras emergenciais.

Morte em Taió

Duas pessoas morreram na noite desta quinta-feira (16) em Taió, no Alto Vale do Itajaí, após um carro afundar em área alagada. A ocorrência mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar por volta das 20h30min e os trabalhos de resgate duraram cerca de duas horas. Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados.

Um morador chamou os bombeiros ao ver o veículo entrar no ponto de inundação e desaparecer. Quando a equipe chegou ao local, na Rua Frederico Brandt, no bairro Victor Konder, encontrou um senhor e uma senhora se segurando nos galhos de uma árvore para não serem levados pela água. A idosa já apresentava sinais de hipotermia, de acordo com os socorristas.

Continua depois da publicidade

A terceira idosa foi encontra inconsciente, em parada cardiorrespiratória. Ela chegou a ser levada ao pronto-atendimento de Taió, mas morreu, conforme informações da Defesa Civil municipal. Quando a equipe encerrava o socorro à senhora, recebeu informação de que havia mais uma idosa presa no interior do carro. Um mergulhador e um guincho foram usados para fazer o resgate da pessoa, já sem vida.

Destaques do NSC Total