Estrada de Ferro foi desativada em 1971 (Foto: Vitor Léxon, NSC TV)
A fumaça branca é um sinal: o passeio vai começar. E com ele uma viagem pela história. Afinal, estamos falando do último trecho onde ainda há um trem passando pela extinta Estrada de Ferro Santa Catarina. Fica em Apiúna. Na época em que foi construída, a ferrovia era sinônimo de modernidade. Costumava ser usada para o transporte de pessoas e de cargas agrícolas, como madeira e milho. Ela chegou a ter 184 quilômetros de extensão, mas acabou desativada em 1971, e hoje o passeio é por apenas 2,8 quilômetros.
— Inicialmente, em 1909, o trem ligava apenas Blumenau a Ibirama. Em 1920, percebeu-se a necessidade de levar a ferrovia até Agrolândia, no Alto Vale do Itajaí, uma vez que ninguém sonhava com a BR-470. O que nós estamos fazendo hoje é relembrando esse feito, que significou muito para a economia da região. Então a gente mantém essa memória, fazendo passeios e explicando ao visitante como é que funcionava isso naquele tempo da Maria Fumaça — explica o historiador Luiz Carlos Henkels.
Dentro da locomotiva a vapor construída em 1920 nos Estados Unidos está o maquinista Otávio Georg Júnior. É ele quem opera o trem de quatro vagões. E entende bem do assunto:
— O funcionamento da locomotiva a vapor não é devido ao fogo, e sim devido à fervência da água. Então, assim que a gente faz a fervura da água gerando o vapor, o vapor é que é direcionado para os pistões e é a força motorizada da locomotiva. Vai em torno de uns 10 metros cúbicos de lenha aproximadamente.
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Veja fotos da locomotiva
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(Foto: Vitor Lexon, NSC TV)
(Foto: Vitor Lexon, NSC TV)
(Foto: Vitor Lexon, NSC TV)
(Foto: Vitor Lexon, NSC TV)
(Foto: Vitor Lexon, NSC TV)
(Foto: Vitor Lexon, NSC TV)
(Foto: Vitor Lexon, NSC TV)
(Foto: Vitor Lexon, NSC TV)
(Foto: Vitor Lexon, NSC TV)
(Foto: Vitor Lexon, NSC TV)
(Foto: Vitor Lexon, NSC TV)
O passeio de Maria Fumaça dura cerca de 45 minutos. O caminho é cheio de belas paisagens em meio à Mata Atlântica, que contrastam com trechos urbanizados, onde algumas casas ficam bem próximas à ferrovia. Em um dos trechos, um túnel de 68 metros construído em 1925. O percurso passa também pela entrada do pátio da Usina Hidrelétrica Salto Pilão, erguida entre os municípios de Apiúna, Ibirama e Lontras. Um cenário enriquece ainda mais a viagem.
O passeio custa R$ 50 e o ingresso pode ser comprado pela internet.
Como era a Estrada de Ferro antigamente
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Construção do viaduto da Ponte de Ferro e, ao fundo a escavação para o túnel na Ponta Aguda (Foto: Arquivo Histórico de Blumenau)
Estação do Passo Manso em Blumenau, provavelmente no ano de 1910 (Foto: Arquivo Histórico)
Foto de 1965 mostra passagem do trem pela Ponte de Ferro, em Blumenau (Foto: Arquivo Histórico)
Locomotiva numero 331 na estação da Itoupava Seca, em 1965 (Foto: Arquivo Histórico de Blumenau)
Auto de linha que era usado apenas pelo diretor e pelo engenheiro da EFSC (Foto: Arquivo Histórico de Blumenau)
Companhia Blumenauense de Lacticínios SA ao lado da Estrada de Ferro (Foto: M. Röck, Arquivo Pessoal)
Estação da Itoupava Seca em Blumenau na década de 1960 (Foto: Arquivo Histórico de Blumenau)
Locomotiva desativada indo para o sucateamento, em 1973 (Foto: Luiz Carlos Henkels, Arquivo Pessoal)
Montagem da estrutura da Ponte de Ferro, em 1931 (Foto: Roberto Disse, Arquivo Pessoal
Oficina da EFSC na década de 1950, onde hoje é a prefeitura de Blumenau (Foto: Paulo Roberto Cordeiro Arquivo Pessoal)
Porto de carga e descarga da EFSC em frente ao clube Ipiranga, na Itoupava Seca, provavelmente no ano de 1950 (Foto: Valmira Siemann Arquivo Pessoal)
Postal da Estrada de Ferro Santa Catarina de 1910 e enviado à Alemanha (Foto: Bruno Kadletz Arquivo Pessoal)
Primeira Estação da EFSC construída em Blumenau e feita em arquitetura enxaimel, em 1908 (Foto: Acervo de Angelina Wittmann)
Primeira Estação da EFSC construída em Blumenau e feita em arquitetura enxaimel, em 1908 (Foto: Acervo de Angelina Wittmann)
Primeira Estação da EFSC construída em Blumenau e feita em arquitetura enxaimel, em 1908 (Foto: Acervo de Angelina Wittmann)
Trem de passageiros chegando a Blumenau, em 1936 (Foto: Acervo de Johnny Reich)
Trem de passageiros parado na estação de Ibirama, em 1942 (Foto: Elfi Puhlmann, Arquivo Pessoal)
Tropas da Revolução de 1930 na EFSC (Foto: Arquivo Histórico)
Última viagem do trem saindo da estação de Indaial, em 1971 (Foto: Arquivo Histórico de Blumenau)