Florianópolis amanheceu neste sábado (23) com a paisagem coberta por nuvens. O nevoeiro era esperado, conforme a Defesa Civil, e se forma por conta da umidade disponível próximo à superfície.

Continua depois da publicidade

Na Beira-Mar Norte, o mar ficou coberto de nuvens. O nevoeiro deixou o horizonte esbranquiçado, em pontos mais baixos da cidade. Do alto do Morro da Cruz, era possível ver o céu azul, mas a paisagem da cidade encoberta.

Nevoeiros são comuns nessa época do ano. Segundo a Defesa Civil, ele se forma normalmente quando há umidade disponível próximo a superfície e condições de céu mais aberto, que acaba favorecendo uma rápida queda de temperatura no decorrer da noite emadrugada. Essa condição faz com que o vapor de água se condense, dando origem ao nevoeiro.

Veja fotos

Como será o tempo neste sábado

Neste sábado, uma frente fria irá avançar em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul a partir do final da manhã, provocando chuva e temporais. No restante do Estado, a nebulosidade aumenta. O risco é moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais, conforme a Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

O calor persiste, com o Litoral Norte, novamente registrando temperaturas acima de 30°C. A maior mudança fica por conta do vento, que vira para Sul durante a tarde com rajadas intensas (50 km/h a 70 km/h) no Litoral. Isso causará uma significativa agitação marítima, com ondas no Sul se aproximando dos três metros a partir da noite de sábado em todo o litoral catarinense.

A previsão indica que a instabilidade se espalha por todo o Estado no domingo (24), com chuva e temporais isolados devido à lenta passagem da frente fria. Na segunda-feira (25), o sistema meteorológico começa a se afastar, mas ainda deixa muitas nuvens e condições para chuva em todas as regiões.

Leia também

“Caos climático” traz calor de mais de 30°C, temporais e ondas de até 3 metros a SC