As ruas Curt Hering, Paulo Zimmermann e Alberto Stein, o Parque Ramiro Ruediger, o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. Todos esses pontos de Blumenau têm uma coisa em comum: homenageiam ex-prefeitos que comandaram a cidade muito tempo atrás. Gustav Salinger, por exemplo, que dá nome a prêmio de empreendedorismo, foi o terceiro da história, à frente do município entre 1889 e 1890. Já Hercílio Deeke chegou a ser deputado federal depois de ser prefeito entre 1951 e 1955.

Continua depois da publicidade

A lista de ex-prefeitos que você confere na galeria abaixo tem outros nomes velhos conhecidos de quem anda para lá e para cá em Blumenau. Curt Zadrozny, Alvin Schrader, Fritz Müller, por exemplo. Há, porém, alguns muito menos comuns, como o de José Henrique Flores Filho, presidente da Câmara Municipal de Blumenau entre 1883 e 1887 — o que à época era o cargo máximo no município, equivalente ao prefeito nos dias atuais. João Kersanach (1892-1893) e Antônio Martins dos Santos (1934) são alguns dos nomes mais… Desconhecidos, digamos, até mesmo para o blumenauense mais raiz.

Mandato mais curto teve apenas 27 dias

De acordo com a prefeitura de Blumenau, o mandato mais longo de um chefe do Executivo na cidade foi o de Alvin Schrader, que liderou de 1º de janeiro de 1903 até 31 de dezembro de 1914 — 12 anos ao todo.

Continua depois da publicidade

Já o mais curto foi o de Johann Friedrich Theodor Müller, mais conhecido como Fritz Müller, que ficou no cargo por menos de quatro semanas em 1892. O especial “Caminhos de Fritz Müller”, do NSC Total, contou que insatisfeito com como foi feita a gestão de recursos após uma enchente, o naturalista-prefeito renunciou ao cargo.

— Foi um período muito curto, o que ele fez não se percebe em termos de ações. Lendo as atas, percebe-se que ele não tinha aquela força política — comenta a professora e historiadora blumenauense Sueli Petry.

Blumenau tem sete ex-prefeitos vivos

Félix Theiss, prefeito de Blumenau entre 1973 e 1977, é o mais antigo dos ex-mandatários ainda vivos, tendo ficado à frente da cidade durante a ditadura militar. Renato Vianna, Dalto dos Reis, Victor Sasse, Décio Lima, João Paulo Klenübing e Napoleão Bernardes completam a lista.

Além deles, vale lembrar, há ainda Mário Hildebrandt, que assumiu a prefeitura após a renúncia de Napoleão e está no cargo desde 2018.

Continua depois da publicidade

Confira galeria com todos os prefeitos de Blumenau

Fonte: Arquivo Histórico de Blumenau

Destaques do NSC Total