A Prefeitura de Irineópolis, no Planalto Norte catarinense, sofreu uma fraude eletrônica que resultou um desvio de R$ 534,9 mil. O caso, descoberto em janeiro deste ano, levou à instauração de um processo administrativo interno e uma investigação da Polícia Civil.

Continua depois da publicidade

As suspeitas iniciaram após o município perceber movimentações bancárias indevidas. A prefeitura registrou um boletim de ocorrência para denunciar o caso, que então chegou ao conhecimento da Polícia Civil. De acordo com o delegado Samir Rodrigues, o fluxo bancário aconteceu em contas junto à Caixa Econômica Federal.

Veja fotos

— Há indícios de que os autores teriam se passado por supostos funcionários de instituição bancária durante o contato com servidores municipais. A princípio, não há qualquer indicativo de participação ou envolvimento de funcionários da instituição financeira, circunstância que também segue sendo apurada no curso da investigação — afirma o delegado.

A Caixa afirma que está prestando atendimento à prefeitura e adotando as providências necessárias, atuando “conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que envolvem a instituição.”

Já a prefeitura de Irineópolis afirmou que o departamento jurídico e a Secretaria de Finanças também estão comprometidos em dar total apoio aos órgãos competentes para que o caso seja esclarecido o mais rápido possível.

Continua depois da publicidade

A administração ainda esclareceu que a situação não afetará a continuidade das ações em andamento no município e os atendimentos do dia a dia com a população.

— A investigação está em andamento, com análise das movimentações financeiras e adoção das medidas legais cabíveis. Trata-se de investigação complexa, que demanda tempo e a colaboração de outros órgãos e instituições, inclusive de outros estados — detalhou ainda o delagado.

Como identificar fraudes bancárias

Conforme a Caixa, seus produtos, serviços e transações bancárias são monitorados ininterruptamente para identificar e investigar casos suspeitos de fraudes.

A instituição ainda desenvolveu uma cartilha com dicas de segurança para os clientes, que pode ser acessada por meio do site oficial da Caixa.

Continua depois da publicidade

Confira a nota da prefeitura na íntegra

“A Prefeitura Municipal de Irineópolis informa que instaurou um processo administrativo interno visando apurar eventual responsabilidade admistrativa e acionou a Polícia Civil para esclarecer a origem do desvio de R$ 534,9 mil de suas contas junto à Caixa Econômica Federal que se deu a partir de um golpe cibernético.

O Executivo, por meio de seu Departamento Jurídico e a Secretaria de Finanças está comprometido em dar total apoio aos órgãos competentes para que tais esclarecimentos sejam feitos o mais breve possível.

A Prefeitura reforça o seu comprometimento na resolução desse caso e assegura o seu compromisso ético e transparente na realização de seus trabalhos. Por fim, informa que tal situação não afetará a continuidade das ações em andamento no Município e os atendimentos do dia a dia com a população.”