Pelo menos 20 funcionários de uma empresa frigorífica em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, precisaram ser atendidos pelo Corpo de Bombeiros com sintomas de intoxicação na tarde desta sexta-feira (14). De acordo com informações preliminares, um vazamento de amônia foi o responsável pela intoxicação. O caso ocorreu no Frigorífico Pamplona, no bairro do mesmo nome.
Continua depois da publicidade
Segundo o Corpo de Bombeiros, todas as vítimas são colaboradores da empresa e apresentam intoxicação leve. Os sintomas incluem tonturas, náuseas e vômitos.
Porém, em casos mais graves, alguns funcionários chegaram a perder a consciência. A guarnição não soube precisar, até o momento da publicação desta matéria, quantas pessoas chegaram a ter sintomas mais graves.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as equipes foram informadas que alguns colaboradores já haviam sido encaminhados à hospitais ou Pronto Atendimento por funcionários e veículos da própria empresa. Por isso, pelas guarnições, foram atendidas 12 pessoas, conduzidas ao Hospital Regional do Alto Vale,
Ao todo, foram mobilizadas cinco viaturas do Corpo de Bombeiros de Rio do Sul e uma viatura de Trombudo Central, cidade vizinha.
Continua depois da publicidade
Segundo os bombeiros, a situação está sob controle e o vazamento já foi contido.
Veja fotos
O que diz o Frigorífico Pamplona
“A Pamplona Alimentos S/A informa que identificou um incidente em um setor específico de sua unidade fabril em Rio do Sul e que o vazamento foi rapidamente controlado. As equipes internas de Segurança e Medicina do Trabalho atuaram de forma imediata, com o apoio do Corpo de Bombeiros e SAMU, para garantir a segurança de todos e restabelecer as condições normais de operação.
A empresa está realizando uma análise detalhada das causas do ocorrido, reforçando seu compromisso com a transparência, a segurança e o bem-estar de seus colaboradores”






