Embora seja nativo da Bolívia e tenha uma pronuncia difícil, o achachairu é produzido no Brasil desde o início do século 21. Aos poucos, a fruta se tornou popular entre os agricultores, principalmente após ter se adaptado bem ao clima brasileiro. Considerada exótica, a fruta de polpa branca e sabor marcante e agridoce é indicada por nutricionistas para controle de pressão, além de ter funções cicatrizantes.

Continua depois da publicidade

Como a fruta chegou ao Brasil?

Foi em 2001 que o produtor Abel Basílio de Souza Neto conheceu a fruta, depois que seu tio trouxe algumas sementes da Bolívia e cultivou um pequeno pomar para consumo da família. Em 2007, o produtor plantou 600 árvores junto ao café que sua família cultivava em Itarana, região serrana do Espírito Santo. Hoje são mais de 3 mil árvores, que renderam ao produtor 50 toneladas de frutas na última safra.

Muitas vezes a fruta é confundida com outras nacionais, como o bacupari e bacurizinho. Com casca dura e resistente, o período ideal para colheita na Região Sudeste, onde já tem muitos produtores, é no mês de dezembro.

O sabor do achachairu, varia de quem prova a fruta. Para uns, lembra cacau com abacaxi, mas o que marca o achachairu é o sabor doce e levemente ácido, com aroma leve.

Continua depois da publicidade

A árvore do achachairu começa a produzir entre quatro e cinco anos após o plantio. No mercado, cada quilo da fruta pode ser vendido por R$ 15.

Quais os benefícios?

Segundo a nutricionista Danielle Laporte, a fruta é rica em nutrientes, como vitamina C, potássio e antioxidantes. Além disso, possui compostos bioativos na casca. Com isso, o achachairu também pode ser indicado para a prevenção de resfriados, ajuda a manter a imunidade alta e atua no controle da pressão.

  • Possui propriedades cicatrizantes, anti-oxidantes e anti-inflamatórias;
  • Ajuda na digestão;
  • Ajuda no controle da pressão arterial.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Pablo Brito

Que bom ter você aqui. Talvez você também possa gostar de saber Como se livrar da dor das aftas mais rápido usando o que você já tem em casa e 3 plantas que afastam baratas naturalmente da sua casa