nsc
    dc

    Fogo

    Fumaça dos incêndios no Pantanal e na Amazônia começa a chegar em Santa Catarina

    Imagens de satélite mostram que a fumaça já encobre parte do Oeste e Meio Oeste catarinense

    12/09/2020 - 14h09

    Compartilhe

    Lucas
    Por Lucas Paraizo
    Fumaça do Pantanal
    Fumaça pode ser vista nas imagens de satélite como uma névoa acinzentada, mais transparente que as nuvens brancas
    (Foto: )

    A fumaça dos incêndios que atingem o Pantanal e a Amazônia começou a chegar ao Sul do Brasil e já encobre parte do céu de Santa Catarina. Imagens de satélite deste sábado (12) mostram que a fumaça já atinge o Oeste, Meio Oeste e até parte do Planalto Norte catarinense.

    > Saiba como o desmatamento na Amazônia afeta Santa Catarina

    Por enquanto a fumaça está mais concentrada nas regiões de divisa com o Paraguai e a Argentina, mas a tendência é que ela se espalhe em direção ao Litoral nos próximos dias. Paraná e Rio Grande do Sul também estão na rota.

    O meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, explica que a fumaça chega ao Sul do Brasil através dos fluxos de vento que trazem umidade da Amazônia para a região. Com a fumaça no caminho, os ventos carregam também essas partículas, que viajam milhares de quilômetros.

    - O que isso nos influencia é na visibilidade, tanto horizontal quanto vertical. Não dá para sentir o cheiro, mas a pessoa consegue ver a diferença no céu - aponta o meteorologista.

    No céu, os moradores poderão perceber um aspecto fosco e enfumaçado no horizonte. Nas regiões mais atingidas, pessoas com problemas respiratórios como rinite ou alergias podem sentir também o efeito da fumaça no organismo.

    O Pantanal vive um ano de grandes queimadas. Os incêndios se espalharam por cerca de 20 mil quilômetros quadrados entre janeiro e agosto, de acordo com uma análise realizada pela Nasa. Desde 5 de agosto, o Ministério da Defesa estendeu a Operação Pantanal que se dedicava ao combate aos incêndios no Mato Grosso do Sul para o Mato Grosso.

    Em pelo menos duas áreas com queimadas no Mato Grosso, perícias já apontaram que os incêndios começaram por ação humana.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas