Criada para promover e apoiar a arte e a cultura em Santa Catarina, a Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, completa 19 anos nesta sexta-feira (28). Ao longo de quase duas décadas, o espaço recebeu exposições e eventos culturais, como lançamento de livros, apresentações musicais e muito mais.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A fundação, que ocupa uma importante edificação histórica de Santa Catarina onde Nereu Ramos, único catarinense presidente da República morou, é considerada uma dos mais importantes do Estado quando o assunto é arte contemporânea.

— Ao longo desse tempo, a fundação recebeu um retrato da produção de artistas catarinenses, nacionais e internacionais. E esses registros estão presentes no acervo virtual do site da instituição e nos catálogos que são produzidos a cada dois anos — destaca Denilson Antonio, coordenador de artes da fundação.

A instituição é ponto de encontro para artistas, intelectuais, estudantes e para a comunidade em geral, e é conhecida por dar destaque ao legado de renomados artistas catarinenses, bem como oportunizar que novos artistas realizem a primeira exposição individual no espaço.

Continua depois da publicidade

É o caso da mostra inédita “De Um Animal Para Outro”, selecionada no Edital de Exposições 2025 e primeira individual da artista Julia Amaral, que abre na próxima quinta-feira (3). A entrada é gratuita e o evento de abertura começa às 19h.

Para a atual diretora geral da Fundação Cultural Badesc, Camila Steckert, o local tem um papel importante na promoção e difusão da cultura em Santa Catarina.

 — Um dos aspectos mais importantes da Fundação são os projetos sociais educativos. Através de ações de arte-educação são oferecidas atividades gratuitas para escolas públicas e privadas, universidades, ONGs e comunidade geral — destaca Camila.

A diretora ressalta, ainda, a primeira ação social realizada fora do espaço físico da fundação:

— No ano passado realizamos uma ação social em parceria com a Casa da Criança do Morro da Penitenciária que resultou num curso de coral, e as crianças atendidas pelo projeto apresentam músicas natalinas no Jardim da Fundação e na Casa da Criança — compartilha.

Continua depois da publicidade

Em 19 anos, mais de 100 mil pessoas já visitaram o espaço

Desde a abertura, em 28 de março de 2006, a Fundação já recebeu 195 exposições de artes, com aproximadamente 742 artistas participantes. A maiorias dessas mostras eram de moradores de Florianópolis, mas também de artistas catarinenses, de renome nacional e internacional.

Ao longo desses 19 anos, foram 116.884 visitas ao espaço. Só em 2024, foram 7.316 visitas. A visitação ao espaço é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 13h às 19h.

Conheça o espaço

Desde 2020, as redes sociais oficiais e o site são os principais meios de divulgação da programação gratuita oferecida pela instituição.

Continua depois da publicidade

— São nesses canais que divulgamos todos os eventos, seja abertura de exposição, lançamento de livro, roda de conversa, oficinas, entre outros. E além desse trabalho contínuo de divulgação, nossa assessoria de imprensa trabalha incansavelmente para colocar a agenda da Fundação nos holofotes da cidade, garantindo o acesso a todos os públicos — ressalta Denilson.

Uma das novidades lançadas em 2024 foi o PodArte. Segundo Denilson, o podcast da Fundação Cultural Badesc é mais uma ferramenta que busca criar um acervo de entrevistas com os artistas que apresentam exposições na Fundação.

— Para 2025, além da abertura de pelo menos 10 exposições, estão programadas uma série de atividades, como cursos de artes, práticos e teóricos, mostras musicais e de cinema catarinense — completa Denilson.

Até a próxima quinta-feira, é possível visitar a mostra “Silêncios Costeiros, Escuta Enredada”, da artista Raquel Stolf. A exposição, que é resultado da pesquisa de pós-doutorado e de outros projetos desenvolvidos desde 2023 pela artista ocupa o Espaço 3 e o Espaço Paulo Gaiad.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Feira do Livro de Joinville divulga programação completa com presença de autores nacionais

Suposto affair de Anitta que mora em SC comemora aniversário da cantora