A geada no início da manhã desta segunda-feira (11) congelou a paisagem de Canoinhas e outras cidades do Planalto Norte de Santa Catarina. Os termômetros chegaram a alcançar temperaturas abaixo de zero após o frio intenso da madrugada. 

Continua depois da publicidade

Moradores registraram o fenômeno que deixou a paisagem “branquinha”. Carros, flores, telhados e até a ferrovia acabaram “congeladas” e impressionaram as comunidades. Em Canoinhas, onde as fotos foram registradas, a temperatura mais baixa foi de -0,7ºC, de acordo com o ranking da Defesa Civil do Estado.

Confira fotos da geada em Canoinhas

Temperaturas negativas e geada

Além de Canoinhas, outras cidades da região também puderam sentir o frio intenso. Confira abaixo:

  • Monte Castelo: -1ºC
  • Itaiópolis: -0,9ºC
  • Campo Alegre: -0,8ºC
  • Papanduva: -0,8ºC
  • Canoinhas: -0,7ºC
  • Três Barras: -0,7ºC
  • São Bento do Sul: -0,3ºC
  • Rio Negrinho: -0,2ºC
  • Porto União: 0,1ºC
  • Major Vieira: 0,8ºC
  • Irineópolis: 1,1ºC

Previsão de frio para as próximas horas

De acordo com a Defesa Civil, entre a segunda-feira (11) e a terça-feira (12), o frio se intensifica em todas as regiões catarinenses. As temperaturas mínimas ficam abaixo de 0°C, entre o Grande Oeste e os Planaltos, especialmente nas áreas de serra, favorecendo a formação de geada ampla, resultado da atuação de uma intensa massa de ar seco e frio, de origem polar.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Leandro Ferreira