A geada fraca mudou a paisagem no Vale do Caminhos da Neve, a cerca de três quilômetros do Centro de São Joaquim. Imagens do fotógrafo Mycchel Legnaghi, feitas no amanhecer deste sábado (9), mostram a vegetação branquinha por causa da formação do fenômeno. Quando o dia clareou na cidade da serra catarinense, os termômetros marcavam 2,5°C.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Apesar de ser primavera e fazer calor em algumas regiões do Estado, a Epagri/Ciram diz que não é anormal geada nesta época do ano e isso pode se repetir, inclusive, no domingo (10). A geada se forma quando a temperatura do ar cai abaixo de 0°C, fazendo com que o vapor de água presente no ar se condense e congele sobre superfícies expostas, como plantas, solo e veículos.
Esse fenômeno é mais comum em noites frias de tempo aberto, quando não há nuvens para reter o calor irradiado pela superfície terrestre. A diferença em relação ao que ocorre no inverno é que agora o fenômeno some rapidamente com a elevação das temperaturas. A máxima esperada para este sábado em São Joaquim é de 24°C.
Continua depois da publicidade
O fim de semana deve ser marcado pelo predomínio de sol e poucas nuvens em SC. Segundo a Epagri/Ciram, serão dias de temperaturas amena no amanhecer com mínima em torno de 4°C nas áreas mais altas do Planalto Sul, com chance de geada fraca, e em rápida elevação durante o dia, na casa dos 20°C, nas principais cidades do Estado.
Leia mais
Quem é o caçador de geadas de Santa Catarina que persegue o fenômeno há 17 anos