Conforme o tempo passa é normal que a visão tenha um lento declínio, mas alguns alimentos podem ter um papel importante na proteção da visão. São frutas, verduras e sementes que, segundo a ciência nutricional, protegem os olhos e melhoram a qualidade de vida como um todo.

Continua depois da publicidade

Gema de ovo protege a visão

Por muitos anos, o ovo foi considerado um vilão da alimentação. Se acreditava que a gema seria a maior fonte do aumento do colesterol ruim. No entanto, as pesquisas avançaram e agora se sabe que a gema de ovo é rica em luteína e zeaxantina, antioxidantes que são fortes aliados da saúde ocular.

Principalmente, porque o corpo consegue absorver com facilidade esses dois nutrientes. Além disso, tem vitamina A e zinco que ajudam na produção de melanina, o pigmento que protege a retina do olho. A cegueira noturna, por exemplo, é causada por deficiência da vitamina A.

Abacate, o lubrificante para uma visão nítida

A luteína que existe na gema de ovo, também é rica no abacate. Ela se acumula na mácula, parte central da retina e é o que nos faz ter uma visão clara e nítida. Estudo do Journal of Nutrition mostrou que quem come abacate com regularidade aumenta a densidade do pigmento macular, e isso se notou mais em adultos mais velhos. A gordura boa que o abacate tem também ajuda na absorção de nutrientes.

Continua depois da publicidade

Mirtilos: um escudo para o fluxo sanguíneo da sua retina

No mirtilo, essa frutinha pequena e saborosa, o antioxidante presente é a antociacina, um composto que protege os delicados vasos sanguíneos da retina. Isso é importante porque a má circulação no olho leva à visão embaçada, perda de foco e também promove a degeneração macular. Mirtilos são ótimos para combater a fadiga ocular. A boa notícia é que 30 gramas de mirtilos congelados já ajudam nesse objetivo.

Espinafre: filtro natural de luz azul

O espinafre e outros vegetais de folhas escuras são ricos em luteína e zeaxantina. Esses notáveis antioxidantes funcionam como um filtro interno natural, protegendo os tecidos sensíveis dos seus olhos contra danos. Eles fornecem proteção contra a luz azul de alta energia emitida por telas digitais e contra os raios UV prejudiciais do sol.

Como consumir esses alimentos que protegem a visão?

Como você viu, são várias maneiras de proteger a saúde ocular pelo prato. As escolhas são importantes para que tudo ajude você a ter uma vida mais saudável.

Continua depois da publicidade

Nenhum alimento exclui a consulta regular com o oftalmologista, e é importante sempre consultar o médico para saber se esses alimentos podem ser incluídos em sua rotina alimentar, tomando cuidado com outras condições de saúde.

Caso você não tenha nada que impeça o consumo desses alimentos, o melhor jeito de consumi-los é o seguinte:

  • Gema de ovo: consumir de um a dois ovos no jantar ou na refeição pós jantar (ceia), é uma ótima estratégia para suprir as necessidades dos antioxidantes presentes na gema.
  • Abacate: nas saladas, nos sanduíches, na torrada com ovos ou puro.
  • Mirtilo: 30g misturado ao iogurte, na aveia ou com outras frutas.
  • Espinafre: escaldado e misturado com ricota, arroz ou saladas.

Continua depois da publicidade