Uma das atrações mais aguardadas do desfile da Oktoberfest Blumenau, o Planetapeia ganhou neste ano dois novos brinquedos: o “Tribuna Las Peias” e o “Submarino Conversível”. As criações de Nerino Furlan levaram alguns meses para ficarem prontas e estão recebendo os últimos ajustes antes do começo da 40ª edição da festa em 8 de outubro. O empresário, claro, não esconde a empolgação pelas invenções.
Continua depois da publicidade
Nerino, aos 73 anos, não sabe dizer exatamente de onde tirou as inspirações, mas as ideias já vinham sendo alimentadas na mente criativa dele há quase uma década. Tempos atrás, em uma “navegada” pela internet, encontrou um caminhão de 1957 à venda no Rio Grande do Sul. Mais de 10 horas de viagem o levaram até o veículo que estava parado há oito anos. Ao encontrá-lo, Nerino teve a certeza que estava diante do Tribuna.
Negócio fechado.
O caminhão está irreconhecível em relação à situação em que foi adquirido. Decorado com a identidade visual já conhecida do Planetapeia, com dois andares que totalizam pouco mais de 4 metros de altura e capacidade para 17 lugares, ele levará políticos, autoridades e famosos no abre-alas dos grupos. No final do trajeto, já perto da prefeitura, ficará estacionado para que os ilustres passageiros assistam ao desfile de camarote, contou Nerino. É uma espécie de palanque alternativo ao que fica fixo na Rua XV de Novembro, descreve o idealizador.
Ele, porém, não parece ter a intenção de ficar apreciando as atrações parado… Desde que começou a desfilar, em 1987, isso nunca aconteceu.
Continua depois da publicidade
O outro novo brinquedo, o “submarino”, é mais discreto. São quatro lugares e uma estrutura que precisa ser puxada pelo Tribuna para percorrer o coração de Blumenau. A equipe de Nerino levou exatos 82 dias para dar vida à criação. A quantia que desembolsou com as duas novidades ele não revela, mas é sabido que quando se trata de aumentar a família “Las Peias”, Nerino não mede esforços.
Veja fotos dos novos brinquedos
Com 38 anos de história, o Planetapeia soma 506 desfiles em 26 países. São cerca de 100 brinquedos, dos quais pouco mais de 30 vão para as ruas. Gaúcho e descendente de italianos, Nerino se mudou para Blumenau em 1971 e se define como um penetra na “terra dos alemães”. Ele é, na verdade, um grande entusiasta da cultura germânica e usa a criatividade aflorada desde a infância. Recorda-se com nostalgia o encantamento ao assistir os desfiles da primeira edição da festa, em 1984. Na época, queria fazer parte daquilo. Só não imaginava que, três anos depois, cruzaria a Rua XV de Novembro para nunca mais parar.
O empresário transformou uma bicicleta de passear com os filhos na primeira atração do que se tornaria mais tarde o império do Planetapeia.
Conheça mais sobre a história dele aqui.
Leia mais
Qual será o preço do estacionamento na Oktoberfest Blumenau 2025


















