Não é incomum saber de algum conhecido que teve o WhatsApp clonado, passou por extorsão através do aplicativo ou sofreu uma tentativa de golpe por estelionatários. Cada vez mais os criminosos “migram” para as plataformas virtuais, na tentativa de obter alguma vantagem de pessoas que ainda não têm muito conhecimento sobre o mundo digital.

Continua depois da publicidade

Há tentativas de golpes através de contatos de e-mail, sites falsos e redes sociais. Entre elas, o WhatsApp preocupa pela frequência com que ocorrem esses crimes.

Formas de golpe pelo WhatsApp

O envio de links maliciosos que podem possibilitar a invasão do celular da vítima, o famoso golpe do falso sequestro, criminosos se passando por representantes de grandes lojas do varejo e a clonagem de WhatsApp são alguns dos crimes virtuais mais frequentes nesse aplicativo.

O que costuma ser golpe do WhatsApp

Para conseguir a chave numérica que dará acesso à conta de outra pessoa, o criminoso precisa convencer o usuário a passar essa informação, sem suspeitar que seja golpe. Para isso — alerta o doutor em Comunicação e Linguagens Moisés Cardoso — muitos criminosos costumam usar eventos, acontecimentos recentes e datas comemorativas.

Continua depois da publicidade

Devido à pandemia de coronavírus, por exemplo, o golpista pode ligar para a vítima e se passar por alguém da equipe de saúde que precisa do código enviado para validar o atendimento.

Meu WhatsApp foi clonado, o que fazer?

Um dos mais conhecidos golpes aplicados através do WhatsApp é a clonagem. Para ter acesso à conta da vítima, o golpista precisa de um código numérico que é enviado ao número da pessoa por SMS para confirmação da conta. Uma vez que consegue esse código, o golpista tem acesso à conta da vítima e geralmente a usa para pedir depósitos aos contatos da pessoa, se passando por ela.

Confira como identificar e se proteger de golpes no WhatsApp no vídeo

Caso seu WhatsApp já tenha sido hackeado e clonado, envie um e-mail para o suporte do aplicativo (support@whatsapp.com) solicitando a desativação da conta. 

Continua depois da publicidade

É recomendado também que se registre um Boletim de Ocorrência (BO) junto à Polícia Civil e que a instituição bancária seja avisada caso algum conhecido tenha efetuado uma transferência para o golpista.

Para recuperar sua conta depois de ter sido hackeada, você precisa fazer login novamente com seu número de telefone. Você receberá um código de verificação de seis dígitos por SMS que o WhatsApp lê e faz o login automaticamente. Assim que você fizer o login, o hacker será automaticamente desconectado da sua conta.

Como evitar uma clonagem

A forma mais eficiente de proteger o seu WhatsApp de uma clonagem é ativar a verificação em duas etapas. Com ela, o criminoso não conseguirá acessar sua conta mesmo que possua a chave numérica enviada por SMS.

Continua depois da publicidade

Leia também

WhatsApp fora do ar? Confira se o aplicativo caiu

Destaques do NSC Total