Recebeu um “Oi, como vai?” de um número desconhecido? Cuidado! Pode ser o início do golpe do “número de telefone errado”, que vem crescendo no Brasil e no mundo, causando prejuízos milionários.

Continua depois da publicidade

Criminosos fingem ter se enganado de número para iniciar conversas e, aos poucos, ganham a confiança das vítimas. O objetivo final é sempre o mesmo: roubar dinheiro ou informações valiosas.

Um estudo da McAfee mostra que 25% dos americanos já receberam mensagens desse tipo. No Brasil, o golpe se popularizou, muitas vezes disfarçado de cobranças falsas ou promoções tentadoras.

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Continua depois da publicidade

Como o golpe do número errado funciona

O esquema começa com uma mensagem simples como “Olá! Espero que você tenha tido um bom dia“. Ao responder, você confirma que o número está ativo. Esse é provavelmente o início do golpe.

Os criminosos então investem tempo construindo relacionamentos. Eles tiram vantagem da solidão e desejo de um relacionamento. Esse processo pode durar meses até o pedido de dinheiro.

Continua depois da publicidade

Os bandidos podem, inclusive, se passar por pessoas famosas, como cantores, atores e outros artistas, para convencer a vítima a enviar dinheiro.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Por que esse golpe está se tornando mais comum

A tecnologia tornou o crime mais fácil. IA ajuda a criar mensagens convincentes e identificar possíveis vítimas. Dados vazados são usados para personalizar abordagens e aumentar o sucesso do golpe.

Segundo a Comissão Federal de Comércio, em 2024 as perdas por fraudes via SMS chegaram a 470 milhões de dólares (cerca de R$ 2,45 bilhões). Um aumento assustador de cinco vezes em relação a 2020.

Continua depois da publicidade

Os perigos vão além da perda financeira

Mesmo que você não envie dinheiro, qualquer informação compartilhada pode ser usada contra você. Qualquer informação fornecida (mesmo que inofensiva) pode ser usada ou vendida na darknet.

Números de telefone ativos se tornam mercadoria valiosa entre criminosos, fazendo com que a vítima receba cada vez mais tentativas de golpe.

Como se proteger do golpe

A regra é clara: não responda mensagens de números desconhecidos. Se você receber uma mensagem de texto de um número desconhecido, não responda.

Continua depois da publicidade

Desconfie especialmente de mensagens que criam urgência ou apelo emocional. Pessoas que realmente precisam de contato usarão múltiplos canais de comunicação.

O que fazer se já respondeu

Se você caiu no golpe, bloqueie o número imediatamente. Alerte seus contatos próximos, pois criminosos podem se passar por você. Monitore suas contas bancárias atentamente.

Faça denúncias à operadora de telefonia e aos órgãos competentes. Sua ação pode ajudar a impedir que outras pessoas caiam no mesmo golpe.

Continua depois da publicidade

Outros golpes similares para ficar atento

Além do “número errado”, criminosos usam falsas cobranças de pedágio e taxas não pagas. Essas mensagens contêm links que roubam dados financeiros quando clicados.

Fique alerta também a propostas de emprego milagrosas ou relacionamentos que surgem do nada. Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é golpe.

Leia também

O que significa quando uma pessoa sempre fica quieta para evitar conflitos, segundo a psicologia?

Continua depois da publicidade

Chef italiano revela como perdeu 90 quilos em tempo recorde eliminando dois nutrientes: “Me sinto incrivelmente melhor”