O Carnaval é uma época de alegria e diversão, mas é comum histórias de pessoas que tiveram que terminar a festa mais cedo por conta de algum contratempo como celular roubado ou cartão de crédito clonado. Por isso, separamos algumas dicas da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) de como se proteger de golpes, furtos, fraudes, brigas, acidentes e outros contratempos nas festas de Carnaval.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Roubo e furto de celular

Segundo a PMSC, o primeiro quesito de segurança começa antes de ir para as festas de Carnaval. O cidadão pode baixar no telefone celular o aplicativo PMSC Cidadão, disponível para Android e IOS. O App pode gerar uma ocorrência diretamente com a Central de Emergência da PMSC. Basta preencher um cadastro e você poderá indicar exatamente o local onde precisa da Polícia Militar.

Já que falamos de celular, fique atento, pois este é o principal objeto furtado e roubado nesse período, principalmente em grandes aglomerações. Assim, ao transportar seu telefone, evite deixá-lo à vista. No bolso de trás da calça, na bolsa aberta ou em cima da mesa do bar são pontos vulneráveis. Deixe-o de preferência dentro da doleira, embaixo do shorts, junto com cartão de crédito, dinheiro e documentos. Para reforçar ainda mais a segurança, leve uma bolsa ou pochete que fique por cima da doleira.

Meu celular foi furtado, o que fazer?

Caso tenha o aparelho furtado, não se esqueça de registrar imediatamente a ocorrência. Após isso, você pode tentar localizar o aparelho de acordo com o sistema operacional. Quem utiliza o sistema da Google, por exemplo, pode acessar o “Encontre meu Dispositivo” e ver a localização exata do aparelho.

Continua depois da publicidade

Recentemente o Governo Federal lançou o aplicativo Celular Seguro BR, que permite aos cidadãos comunicar de forma eficiente e ágil as ocorrências de roubos e furtos de celulares, contribuindo para a redução desses crimes no Brasil e aprimorando a segurança da população. Disponível nas lojas de aplicativos IOS e Android.

Se não conseguir reaver o telefone, bloqueie o IMEI do celular. Para isso, é necessário antes ter o número do IMEI. Para ter acesso, digite *#06# no telefone e grave em um lugar seguro em casa. Após, entre em contato com a sua operadora e forneça o IMEI e número do boletim de ocorrência. Dessa forma, o telefone será bloqueado e não poderá mais ser utilizado.

Golpes de pagamentos

PIX

No caso do uso do PIX, é essencial confirmar se o QR Code indicado para pagamento ou transferência está com o valor correto e com a pessoa certa como destino. Em especial no Carnaval, o golpista pode se aproveitar de um momento de embriaguez para tirar vantagem. Preste muita atenção e não tenha pressa para resolver logo o pagamento. Outra dica é configurar o aplicativo do banco para reduzir o seu limite diário de PIX.

Golpes com cartão de crédito

Cuide do seu cartão e não o deixe solto em bolsos ou bolsas. Isso pode facilitar furtos e pagamento por aproximação em situações de aglomeração. Ao digitar sua senha, garanta que não esteja visível para quaisquer pessoas ao seu redor. Em caso de roubo, comunique imediatamente o banco e registre um boletim de ocorrência.

Continua depois da publicidade

Para evitar a clonagem, ao comprar algo na rua, nunca entregue seu cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento. Sempre faça este processo você mesmo. Se algum vendedor informar que precisa passar o cartão novamente, desconfie.

Alguns golpistas podem se aproveitar da situação de festa para te cobrar um valor maior do que o previsto. Para evitar isso, verifique o valor e se houve alguma cobrança diferente pelo aplicativo do seu banco, ou peça a guia impressa da última transação para se certificar de que não irá pagar duas vezes pela compra. Não aceite realizar pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado, impedindo que você veja o valor real que está pagando.

O que levar para o Carnaval?

Outra dica importante é sair de casa com o mínimo de dinheiro ou cartões. Leve a carteira de motorista, ou RG, e evite documentos que não irá utilizar, como CPF e título de eleitor. Em caso de perda da carteira, você evita de refazer a 2ª via de diversos documentos. Em caso de furto, estelionatários podem usar seus registros para aplicar golpes. Lembre-se de guardar em um local seguro. A dica da doleira abaixo do shorts pode ser a melhor opção. Evite também sair com joias como relógios, anéis, brincos e colares caros.

Crianças no bloco de Carnaval

Para quem vai pular o Carnaval acompanhado dos pequenos, não esqueça de colocar uma identificação nas crianças. Pode ser um adesivo no peito ou uma pulseira contendo o nome do responsável e um telefone para contato, caso a criança se perca dos pais.

Continua depois da publicidade

Ingressos

Outra situação que também causa transtornos é a venda de ingressos falsos, principalmente em cidades com desfiles ou grandes eventos particulares. Compre-os sempre nos locais oficiais e evite comprá-los de “cambistas”.

Importunação sexual

Carnaval é uma época de alegria e paqueras, mas o respeito deve sempre prevalecer. Se alguém lhe importunar, seja segurando no braço ou tentando forçar uma situação que você não quer, acione imediatamente a Polícia Militar. Importunação sexual é crime, com pena de 1 a 5 anos de reclusão.

Bebidas e direção

O deslocamento de ida e volta das festas também é um fator delicado de segurança. O clássico “se beber não dirija” nunca sai de moda! Além do táxi, existe a opção dos aplicativos de viagens e ônibus. A PMSC irá reforçar as operações Lei Seca no período para garantir a segurança das vias.

Muitas pessoas irão para os mesmos lugares, o que gera trânsito, demora no deslocamento e lentidão nas vias. Então, seja paciente, prudente e respeite as regras de trânsito. Não estacione em locais proibidos e não bloqueie o trânsito para aquela “paradinha rápida”. E também não fure filas.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Carnaval: descubra as melhores programações gratuitas de Florianópolis para levar as crianças

Carnaval de Santo Antônio terá estacionamento e transporte oficial até a festa

Destaques do NSC Total