nsc
    dc

    Saúde 

    Governadores do Sul e Sudeste pedem mais recursos federais para combater coronavírus 

    Definição foi tomada pelos governadores dos sete Estados em consórcio feito em Foz do Iguaçu (PR), neste sábado 

    29/02/2020 - 15h04 - Atualizada em: 12/03/2020 - 13h02

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação DC
    Governadores definiram solicitações em carta a ser enviada ao governo federal
    Governadores definiram solicitações em carta a ser enviada ao governo federal
    (Foto: )

    Governadores dos Estados do Sul e Sudeste vão enviar uma carta ao governo federal solicitando novos recursos para a saúde para atuar no combate ao coronavírus.

    O pedido foi uma das definições da Carta de Foz do Iguaçu, documento assinado pelos representantes dos sete estados das regiões no 6º Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que ocorreu neste sábado (29).

    O texto também faz referência à responsabilidade dos governos estaduais com o desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável, tema central do encontro.

    O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, participou do encontro e detalhou o pedido dos chefes dos Estados.

    – Fizemos uma solicitação ao governo federal que ampliasse o teto de média e alta complexidade nos estados para que pudéssemos prever um número maior de leitos de UTI a fim de receber eventuais pacientes – pontuou.

    A Carta de Foz do Iguaçu também abordou outros temas classificados como urgentes, como as reformas estruturantes, proteção das fronteiras, atração de investimentos, desenvolvimento da infraestrutura regional e eficiência na gestão dos recursos públicos. Também destaca o fortalecimento do Estado de direito democrático e as relações entre os entes federados, alguns dos temas tratados pelos grupos técnicos.

    Concessionárias de saneamento de SC e PR firmam acordo

    Entre as novidades do encontro está um acordo de cooperação firmado entre as concessionárias de água e saneamento Casan, de Santa Catarina, e Sanepar, do Paraná.

    O governador Carlos Moisés definiu a assinatura do acordo como um dos principais resultados práticos do encontro. Ele explicou que com o termo de cooperação, os municípios na divisa entre Santa Catarina e Paraná podem compartilhar equipamentos e se beneficiar do relevo da região para otimizar processos.

    O protocolo abre caminho para a execução conjunta de ações, inclusive operacionais, nos municípios mais próximos à divisa dos dois Estados. Também favorece atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A parceria deve prever também o compartilhamento de instalações das duas companhias para prestar serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto ainda melhores para os moradores que vivem em cidades localizadas no limite dos estados.

    O 6º Cosud, encontro que promove a integração dos estados em 15 eixos temáticos, encerra-se neste sábado,29, em Foz do Iguaçu. Além de Carlos Moisés, estão presentes o governador anfitrião do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), João Doria (São Paulo), Renato Casagrande (Espírito Santo), Romeu Zema (Minas Gerais) e o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Bomfim de Castro e Silva.

    Sergio Moro palestra sobre redução da criminalidade

    O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, fez palestra para os governadores na manhã deste sábado. Ele destacou a importância do trabalho integrado entre o governo federal, os governos estaduais e também os municípios para a redução dos índices de criminalidade no país.

    O economista Eduardo Moreira também falou sobre economia sustentável e bioeconomia, apresentando inovações, estratégias e ações para alcançar o desenvolvimento econômico, respeitando a manutenção de recursos para as próximas gerações.

    Além de Carlos Moisés, estiveram presentes no congresso do Cosud o governador anfitrião do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), João Doria (São Paulo), Renato Casagrande (Espírito Santo), Romeu Zema (Minas Gerais) e o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Bomfim de Castro e Silva.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Política

    Colunistas