O jornalismo brasileiro perdeu um de seus grandes ícones, com a morte do comunicador Cid Moreira aos 97 anos, nesta quinta-feira (3). Cid era dono de uma voz inconfundível e impactou o Brasil de várias formas diferentes. Desde a televisão, com os anos na TV Globo, até o trabalho gravando CDs como narrador da Bíblia Sagrada. Confira alguns dos grandes momentos da carreira de Cid Moreira.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Grandes momentos da carreira de Cid Moreira
Continua depois da publicidade
Passagem pelo Jornal Nacional
Primeiramente, Cid Moreira é lembrado como o maior âncora do Jornal Nacional, noticiário em horátrio nobre da TV Globo. De acordo com o Memória Globo, o apresentador participou de mais de 8 mil edições do JN. Em suma, Moreira esteve na bancada de 1969 até 1996, fazendo com Sérgio Chapelin a dupla de apresentadores mais icônica do telejornal.
Inclusive, foi com essa dupla que o Jornal Nacional virou o maior e mais importante do Brasil, fazendo com que o icônico “Boa Noite” de Cid Moreira se tornasse um bordão conhecido por todos. Sua última aparição na bancada foi em 2015, em uma edição especial de homenagem realizada pela Globo.
Cid Moreira no Fantástico
Ao mesmo tempo que fazia parte do JN, Cid Moreira participou do Fantástico, revista eletrônica dominical da Globo. Estando lá desde 1973, no lançamento do programa, se notabilizou por ser a voz que apresentava e fazia a famosa vinheta dizendo “Isso é fantástico” com seu característico.
Continua depois da publicidade
Uma das grandes lembranças que o público tem de Moreira é a dublagem do quadro de Mister M, um mágico internacional que tinha um quadro no “Show da Vida” na década de 1990. Certamente, o relato único de Cid com o brilhantismo do ilusionista fizeram com que “O senhor de todos os sortilégios” fosse reconhecido Brasil afora.
Por fim, mais recentemente no ano de 2010, o comunicador emplacou outro bordão. Em meio a Copa do Mundo de 2010, a bola Jabulani ganhou destaque por fazer efeitos que enganavam a defesa. Com isso, o jornalista falava “Jabulaaani” para se referir ao temor que a bola trazia no período do torneio.
Cid Moreira narrando a Bíblia
Por fim, Moreira foi além da comunicação jormalística e fez seu grande trabalho artístico. Desde a década de 1990, ele começou a se dedicar a álbuns narrando trechos da Bíblia. Em 2001, por exemplo, foi lançada uma coleção de 11 CD’s narrando todo o Novo Testamento.
Continua depois da publicidade
Em uma entrevista para o programa “Conversa com Bial” ele disse que o projeto demorou 7 anos, mas que naquele momento já havia vendido 50 milhões de cópias. Posteriormente, Cid Moreira lançou uma coletânea narrando a Bíblia Inteira, que também foi um sucesso de vendas. “Hoje a Bíblia que eu gravei está em todo lugar que você imagina” afirmou o jornalista.
Leia também
Qual é a fortuna de Cid Moreira? Entenda estimativa e polêmica com patrimônio
“Jabulani”: Relembre o bordão de Cid Moreira que viralizou na Copa do Mundo
Fotos mostram a trajetória e a vida de Cid Moreira