Uma chuva intensa de granizo deixou as ruas de Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul, cobertas de pedras de gelo na tarde deste domingo (23). Imagens e vídeos compartilhados por moradores nas redes sociais mostram os estragos deixados pelo temporal, com telhados furados.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil estadual havia emitido um alerta para a região Norte e Nordeste do estado gaúcho, sob influência de uma área de baixa pressão que favorecia pancadas de chuva com intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios e eventual granizo.

A previsão se concretizou e assustou a população, que registrou o “tapete” branco de gelo deixado nas ruas.

Veja o vídeo

Distribuição de lonas

O coordenador da Força Voluntária, Ronaldo Manica, informou, nas redes sociais, que as equipes estão distribuindo lonas na sede do Grupo de Resposta a Atendimento de Urgência (GRAU) na Avenida Calda Júnior 597.

Continua depois da publicidade

— Venham aqui que tem bastante demanda, a gente não consegue levar até os endereços. Posteriormente todos serão atendidos — disse.

Chuva persiste

De acordo com a Defesa Civil, a chuva continua atuando no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (24), com uma área de baixa pressão e a circulação marítima provocando pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, com raios e eventual queda de granizo no Norte, Nordeste, Vales e Serra.

Os acumulados de chuva podem chegar a pontuais 40 milímetros ao dia. Já no Noroeste, Centro, Costa Doce, Sul, parte da Campanha, e Litoral Médio e Norte, há condições de chuviscos ou chuva fraca, com volumes de até 10 milímetros ao dia.

No restante do Rio Grande do Sul, a nebulosidade continua variando. As temperaturas mínimas marcam entre 8°C e 17°C, e as máximas oscilam entre 14°C e 30°C.

Continua depois da publicidade