nsc
    an

    Resgate

    Grupo de resgate de Joinville vai ajudar em buscas por avião desaparecido no Pará

    A aeronave e os dois passageiros estão desaparecidos desde 28 de janeiro

    08/02/2021 - 12h06

    Compartilhe

    Isadora
    Por Isadora Nolf
    Grupo de Resgate em Montanha
    Equipe de resgate no aeroporto em Curitiba
    (Foto: )

    Oito integrantes do Grupo de Resgate em Montanha (GRM) de Joinville viajaram ao Pará para ajudar nas buscas de um avião desaparecido. Eles partiram na manhã desta segunda-feira (8) e devem ficar na região por uma semana, até o próximo domingo (14).

    > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

    O avião desaparecido decolou de Alenquer (PA) em direção a um garimpo em Almeirim (PA) em 28 de janeiro, levando insumos para a operação. Ele estava acompanhado de outra aeronave, que notou a ausência do Cessna ao aterrizar. O piloto, Antônio Senna, e outro passageiro também estão desaparecidos.

    A família de Antônio entrou em contato com o GRM por meio de um parente membro do grupo. A equipe sairá na terça-feira (9) do aeroporto de Curitiba (PR) até o Pará, onde percorrerá duas horas de barco até o local das buscas. Entidades locais como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros tentam encontrar o avião desde o desaparecimento. 

    As buscas aéreas foram interrompidas na manhã desta segunda-feira (8), devido à condição climática da região.

    O que é o GRM

    O Grupo de Resgate em Montanha é vinculado à Defesa Civil e existe para apoiar órgãos de resposta em operações de busca e resgate em montanhas e áreas remotas na região de Joinville e no Nordeste de Santa Catarina, que incluem a Serra do Piraí e a Serra do Quiriri.

    A organização possui diversas equipes focadas em diferentes partes do processo de resgate, como primeiros socorros, comunicação, rastreamento humano, resgate vertical e outros. Elas são formadas por voluntários, que podem participar de um processo seletivo no site da GRM

    *Isadora Nolf é estagiária e assina sob supervisão de Cláudia Morriesen. (claudia.morriesen@somosnsc.com.br).

    Colunistas