Um homem foi agredido com socos e chutes durante uma abordagem da Guarda Municipal de Balneário Camboriú, em plena Avenida Atlântica, na Barra Norte. O episódio aconteceu na madrugada de quinta-feira (18), foi gravado à distância por um morador e compartilhado nas redes sociais (assista ao vídeo abaixo). Agora, um processo administrativo vai apurar a conduta do servidor, segundo a prefeitura.
Continua depois da publicidade
As imagens mostram um homem parado, sem reagir, ao lado de um carro do departamento de trânsito. Ao redor dele estão sete agentes. Um deles começa as agressões no peito e nas pernas do homem, que não revida e apenas vira de costas. O agente continua, golpeando o homem pelas costas. Os outros agentes assistem à cena e nenhum deles intervém.
Quando o guarda para as agressões, o homem se apoia no veículo e coloca a cabeça entre os braços. A gravação, compartilhada pelo portal Click Camboriú, encerra neste momento.
Assista ao vídeo da abordagem
A Guarda Municipal, ao ser questionada pela imprensa, afirmou que o homem estava em surto psicótico, entrou no carro dos agentes de trânsito e não queria sair, gerando “risco de causar danos ao patrimônio público”, conforme nota da corporação. O homem teria então sido levado pelo Samu para atendimento médico na UPA das Nações, onde, de acordo com os agentes, teve de “ser contido”.
Continua depois da publicidade
Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Balneário Camboriú disse ter instaurado um inquérito para apurar os procedimentos adotados na ocorrência. Ainda segundo a corporação, o agente já foi identificado e será afastado das atividades em campo até o completo esclarecimento dos fatos. “Se comprovada a culpabilidade dos agentes, as providências pertinentes serão tomadas”, diz a nota.
Leia mais
Vem aí uma nova atração turística em Balneário Camboriú — e ela aposta no retrô dos EUA