nsc
an

Segurança

Guarda Municipal de Joinville ganha reforço de 37 novos agentes

Contratações deveriam ter sido efetivadas em 2020, mas foram adiadas pela pandemia

11/01/2022 - 10h37

Compartilhe

Isadora
Por Isadora Nolf
Equipe foi de 41 para 78 membros após contratações
Equipe foi de 41 para 78 membros após contratações
(Foto: )

A Guarda Municipal de Joinville começa 2022 com novidades. Desde os primeiros dias do ano, a equipe agora conta com 37 novos membros, totalizando 78 servidores ativos. 

> ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Inicialmente, as contratações eram previstas para junho de 2020, considerando que os concorrentes já haviam sido aprovados no concurso público e passado pelo processo de capacitação para os cargos. No entanto, a Lei Complementar 173/2020, que restringia contratações para o setor público durante a pandemia, entrou em vigência e adiou o início dos novos guardas.

Agora, no dia 1° de janeiro, a lei chegou ao fim e foi possível legitimar as contratações. Os novos membros da Guarda Municipal estão passando pelo processo de treinamento no Centro de Formação, Treinamento e Capacitação da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot). Lá, aprenderão técnicas de treinamento especial, principalmente de tiro.

— Este é um reforço muito importante para a nossa Guarda Municipal. Joinville está passando de 41 para 78 servidores atuando no suporte às demandas da cidade. Sem dúvida, é um ganho relevante para a área da segurança pública — apontou Paulo Rogério Rigo, secretário da Seprot.

Contratações eram aguardadas desde 2019

Expectativas para a expansão da Guarda Municipal já existiam desde 2019, ano em que ocorreu o processo seletivo. No entanto, não havia estimativa do número de novos oficiais, considerando que a lista de aprovados só seria divulgada no ano seguinte. 

> Efetivo da Guarda Municipal de Joinville vai dobrar de tamanho

Com esta expansão concretizada, não há previsão para novas contratações, ao menos a curto prazo.

Leia mais:

Joinville monta plano para ampliar atuação da Guarda Municipal

Joinville tem recorde no comércio exterior em 2021

Colunistas