nsc
    dc

    Direitos

    Hemosc atende recomendações para aceitar doadores de sangue homossexuais

    Hemocentro retirou do questionário para doadores pergunta que barrava o público gay; ato segue recomendação do MP-SC e decisão do STF

    23/06/2020 - 15h39 - Atualizada em: 23/06/2020 - 15h41

    Compartilhe

    Lucas
    Por Lucas Paraizo
    Hemosc doação de sangue homossexuais
    Hemosc passou a divulgar a autorização para doadores independentemente da orientação sexual
    (Foto: )

    O Hemosc atualizou os protocolos de triagem e já está aceitando doadores de sangue homossexuais em Santa Catarina. O hemocentro retirou do questionário feito aos doadores a pergunta 48, que questionava se a pessoa tem ou teve recentemente relações com parceiros do mesmo sexo. A mudança atende à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 22 de maio e uma recomendação do Ministério Público catarinense feita na semana passada.

    O hemocentro de Santa Catarina foi pressionado pelo MP para atualizar os protocolos após denúncias de que, quase um mês após a decisão do STF, ainda estava barrando doadores homossexuais. Conforme o MP, no dia 12 de junho um morador de Florianópolis foi impedido de doar por ter se identificado como bissexual. O fato motivou a ação do Promotor de Justiça Luciano Naschenweng, recomendando que o Hemosc cumprisse a decisão do STF e aceitasse doadores independentemente da orientação sexual ou identidade de gênero.

    Segundo o Hemosc, desde a segunda-feira passada (15) a orientação passou a ser seguida. Na última sexta-feira (19), o hemocentro confirmou ao MP a retirada da pergunta do questionário e informou que já estava divulgando a possibilidade de doação de sangue por pessoas com qualquer orientação sexual.

    O STF decidiu colocar em votação a questão da doação de sangue por homens homossexuais depois que os estoques, em todo o país, chegaram a níveis críticos devido à pandemia. O caso já tramitava há anos.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas