Um homem precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina após ser picado por um escorpião no início da tarde desta segunda-feira (23), em Capinzal, no Meio-Oeste catarinense.
Continua depois da publicidade
A ocorrência foi registrada por volta das 12h35min, na Rua Leonardo Spadini, no Centro do município. A guarnição da ambulância do Batalhão de Bombeiros Militar foi acionada para prestar atendimento pré-hospitalar.
No local, os socorristas encontraram o homem em casa, sentado, consciente e estável. Ele relatava dores na mão direita, onde apresentava edema, e informou ter sido picado por um escorpião.
Após os procedimentos de primeiros socorros, a vítima foi encaminhada ao Hospital Nossa Senhora das Dores para avaliação médica.
O que fazer em caso de picada
De acordo com o Ministério da Saúde, a orientação em caso de acidente é manter a calma, afastar a vítima do animal, lavar o local da picada com água e sabão e procurar atendimento médico imediatamente. Compressas de água morna podem ajudar a aliviar a dor até a chegada ao serviço de saúde.
Continua depois da publicidade
O órgão alerta que não se deve utilizar gelo, compressas frias, pomadas ou receitas caseiras, pois podem agravar a dor. O tratamento específico, quando necessário, é feito com soro antiescorpiônico, administrado em ambiente hospitalar.
Sintomas e cuidados
A dor costuma ser imediata e pode irradiar para o membro afetado, acompanhada de vermelhidão e sudorese local. Em casos mais graves, principalmente em crianças, podem surgir sintomas como náuseas, vômitos, tremores, alterações na pressão arterial e complicações cardíacas.
Ainda conforme o Ministério da Saúde, não existe um período específico do ano em que o veneno seja mais forte ou que haja maior concentração de toxinas. A espécie que mais causa acidentes no Brasil é o escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), que pode se reproduzir várias vezes ao ano, o que exige atenção permanente da população.
Entre as medidas preventivas estão vedar frestas em portas e janelas, instalar telas em ralos, evitar acúmulo de entulhos e lixo, sacudir roupas e calçados antes de usá-los e utilizar luvas e calçados fechados ao realizar limpezas em jardins e quintais.
Continua depois da publicidade
