O Hospital da Furb completou dois meses de abertura ao público. Neste período, os dados apontam 3,2 mil atendimentos no pronto-socorro adulto. O número ainda está abaixo do esperado pela prefeitura. Entretanto, a expectativa é de que, com o tempo, mais pessoas saibam que podem procurar a unidade 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados, sem precisar ser um morador da região.

Continua depois da publicidade

A estrutura tem capacidade para até 5 mil atendimentos por mês, segundo a prefeitura de Blumenau. Inaugurado em 17 de novembro do ano passado, o Hospital da Furb fez 634 atendimentos nos primeiros 14 dias. Já ao longo de dezembro inteiro, o número passou para 1.491. Entre 1º e 15 de janeiro, são outros 1.120 atendimentos. As principais queixas apresentadas pelos pacientes até o momento são de gastroenterites — as famosas viroses — e conjuntivite.

No dia 5 de janeiro, o hospital começou a fazer o trabalho de sobreaviso de oftalmologia para emergências de baixa e média complexidade. Poucos dias depois, no dia 8, abriu o ambulatório de especialidades para cirurgia geral, vascular e urologia. Para essas, porém, o paciente precisa ter encaminhamento médico da unidade básica de saúde. Já nesta quarta (21), a unidade começou a oferecer raio-X. Antes, os pacientes eram levados de ambulância para uma clínica terceira para fazer esse exame.

Localizado no Campus 5 da Furb, no bairro Fortaleza Alta, o hospital foi inaugurado em 2012 e inicialmente teve atividades apenas acadêmicas, como pequenas cirurgias e exames diagnósticos. Por um período, inclusive, a estrutura foi usada como Ambulatório Geral da Fortaleza. Agora, pela primeira vez, funciona como hospital universitário de fato. A administração é feita pelo Instituto Maria Schmitt (IMAs), que recebe dinheiro público para manter os serviços à comunidade.

É bom saber

Onde fica: na Rua Samuel Morse, 768, Fortaleza Alta.
Como chegar: além de automóvel, é possível ir de ônibus, usando a linha 601. O paciente precisa desembarcar na geral e caminhar um trecho íngreme até o hospital. Segundo o site da Blumob, há quatro viagens em que o ônibus vai especificamente até a unidade de saúde.
Horário: o pronto-socorro adulto, para pessoas a partir de 15 anos, funciona diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, 24 horas por dia. Não há atendimento infantil.
Como funciona: o atendimento é gratuito, através do SUS, só precisa apresentar documentos pessoais. Moradores de qualquer região da cidade podem buscar atendimento no pronto-socorro local.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do hospital