Pelo menos quatro regiões que contemplam cidades turísticas em Santa Catarina esperam lotar hotéis neste dia 31 de dezembro, na virada de ano para 2026. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), a Grande Florianópolis; a Instância de Governança Regional Caminhos da Fronteira, no Oeste catarinense; Instância de Governança Regional Encantos do Sul, no Sul; e a Instância de Governança Regional Vale dos Imigrantes, no Meio-Oeste catarinense, devem ter hotéis 100% ocupados no Ano Novo.
Continua depois da publicidade
A expectativa é que a ocupação hoteleira neste período seja maior do que em todos os meses do ano na maior parte das regiões turísticas. Na Grande Florianópolis, por exemplo, o único mês do ano em que a ocupação hoteleira chegou perto da esperada para o Ano Novo foi janeiro, quando a taxa de ocupação chegou a 98,15%, segundo os dados da ABIH-SC.
A mesma situação acontece com os Caminhos da Fronteira, que abrange os municípios de:
- Anchieta
- Bandeirante
- Barra Bonita
- Belmonte
- Descanso
- Dionísio Cerqueira
- Guaraciaba
- Guarujá do Sul
- Iporã do Oeste
- Itapiranga
- Mondaí
- Palma Sola
- Paraíso
- Princesa
- Santa Helena
- São João do Oeste
- São José do Cedro
- São Miguel do Oeste
- Tunápolis
Nesta região, a maior ocupação hoteleira do ano até a virada foi registrada em abril, com 63%. Já na Instância de Governança Regional Encantos do Sul, que abrange municípios do Sul catarinense, como Criciúma, Laguna, Imbituba, Tubarão e Balneário Rincão, os hotéis começaram a registrar aumento de procura em novembro, com 70% de ocupação.
Continua depois da publicidade
No Vale dos Imigrantes, que reúne 25 municípios do Meio-Oeste de Santa Catarina, o movimento foi o mesmo, com a ocupação batendo os 76% em novembro.
Serra segue o movimento contrário
Já a região da Serra catarinense segue o movimento contrário dos municípios litorâneos no Ano Novo. Isso porque esta região é a que registra a menor expectativa para o período, com 57% de ocupação.
Nos meses de frio, por outro lado, a região foi a que mais registrou ocupação hoteleira em Santa Catarina, com 96% dos hotéis ocupados em junho.
Veja o ranking da expectativa para as maiores taxas de ocupação em SC no Ano Novo
- Grande Florianópolis – 100%
- Caminhos da Fronteira – 100%
- Encantos do Sul – 100%
- Vale dos Imigrantes – 100%
- Caminhos do Alto Vale – 97%
- Caminho dos Canyons – 85%
- Vale Europeu – 80%
- Costa Verde e Mar – 75%
- Vale do Contestado – 70%
- Caminho dos Príncipes – 70%
- Grande Oeste – 70%
- Vale das Águas – 60%
- Serra Catarinense – 57%
Continua depois da publicidade







