Uma idosa de 64 anos sofreu queimaduras de segundo e terceiro grau após realizar um procedimento com peeling de fenol em uma clínica estética como uma mulher que se identifica como biomédica, em Curitiba.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Segundo a Polícia Civil do Paraná, a operação foi feita no dia 25 de maio. Depois disso, a paciente passou a sentir dores, até que 11 dias depois do procedimento foi hospitalizada.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Na quinta-feira (13), frascos de fenol manipulado e ácido hialurônico vencido foram apreendidos na clínica estética de Curitiba onde a idosa fez peeling de fenol e ficou com queimaduras graves. A apreensão foi realizada pela Polícia Civil (PC-PR) e Vigilância Sanitária.

Continua depois da publicidade

A suspeita e a clínica não tiveram os nomes oficialmente divulgados. A delegada Aline Manzatto relatou ao g1 PR que, se ela estivesse no local no momento da operação policial, seria presa em flagrante por conta dos materiais encontrados.

De acordo com a delegada Aline, no caso de produtos injetáveis encontrados, a polícia não localizou registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permitindo a utilização.

A delegada afirmou que a suspeita vai responder por lesão corporal, exercício ilegal da medicina e uso de produto falsificado para fins medicinais.

Empresário morreu após passar por procedimento em SP

O empresário Henrique Silva Chagas, de 27 anos, morreu após ser submetido a um peeling de fenol em 3 de junho em São Paulo. O procedimento foi realizado pela influenciadora e dona da clínica estética Natalia Fabiana de Freitas Antonio, que se identifica como Natalia Becker nas redes sociais.

Continua depois da publicidade

Conforme o g1 SP, a vítima passou por uma limpeza de pele e uma aplicação de anestésico seguida de uma raspagem para receber o composto orgânico (fenol).

Após a aplicação da substância, Henrique começou a passar mal, a respirar muito forte pela boca e pediu socorro. Natalia, responsável pela aplicação do fenol, e funcionárias vieram socorrê-lo. Acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou a morte na própria clínica.

O que é o peeling de fenol?

O peeling de fenol consiste na aplicação de um composto orgânico mais ácido do que o álcool e que provoca uma reação inflamatória na pele. A inflamação causa uma descamação da superfície do tecido para reduzir manchas e cicatrizes.

Continua depois da publicidade

Dias após a aplicação, a pele parece “se soltar” do rosto. É um tratamento considerado eficaz contra rugas e flacidez, mas que exige cuidados. O Conselho Federal de Medicina (CFM) chama a atenção para que procedimentos estéticos invasivos, como o peeling de fenol, sejam feitos apenas por médicos.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Operação que mira agentes públicos suspeitos de beneficiar presos no PR cumpre mandados em SC

Aeroporto de Joinville vai ganhar nova rota para São Paulo em outubro

Aeroporto internacional próximo de Joinville anuncia voo para novo destino na América Latina

Destaques do NSC Total