Eles pareciam tímidos perto do palco do Spaten Platz enquanto o locutor anunciava o início da apresentação da banda. Mas bastou a primeira nota tocar, e Elita Kuhn, de 79 anos, colocou um sorriso no rosto e puxou o companheiro para a pista. Sim, em uma quinta-feira (23), às 11h, lá estava o casal curtindo dentro da Vila Germânica. Com eles, havia outros milhares de idosos de várias regiões de Santa Catarina convidados para curtir a matinê da Oktoberfest Blumenau 2025.
Continua depois da publicidade
Elita conta ser uma apaixonada pela festa e há quase uma década arrasta seu Adilvio Rodrigues, de 76 anos, para dentro dos pavilhões. Hoje, em especial, saiu de Porto Belo acompanhada pelos amigos do grupo de convivência. Eles lotaram três ônibus para visitar a maior festa alemã das Américas em um dia cuja expectativa é reunir cerca de 10 mil idosos vindos de todo o Estado.
— Eu adoro música germânica. Então termina uma Oktober, eu já estou esperando a próxima. Sem contar que num dia como hoje a gente não precisa, por exemplo, enfrentar muito trânsito — garante Elita.

Com a mesma ansiedade para a festa estava Lindalva Machado, de 66 anos. Nascida em São Paulo, há nove anos veio morar em Santa Catarina. Apesar de estar relativamente perto de Blumenau, vivendo em Navegantes, nunca tinha pisado nos pavilhões da Vila Germânica. Até que veio a oportunidade que ela tanto esperava. Quando começaram a montar o grupo para ônibus, não pensou duas vezes:
— Falou em bagunça, falou comigo. Isso aqui era meu sonho.
Continua depois da publicidade

Quem também chamou a amiga para ir à Oktoberfest no dia dedicado à terceira idade foi Rosana Ruediger, de 60 anos. Moradora do bairro Nova Esperança, em Blumenau, ela e a vizinha, dona Inês Pellence, de 67 anos, acordaram cedo, vestiram os trajes típicos, colocaram os arcos de flores na cabeça, passaram uma maquiagem e partiram rumo à festa.
Entre um zicke-zacke e outro, dançando com a amiga, Rosana dispara uma frase inspiradora:
— A música faz bem para a alma. É alegria, é saúde. Não precisa beber para sentir isso.

Nesse ano, além das atrações musicais, sete grupos folclóricos da terceira idade também se apresentaram no evento dedicado ao público 60+. A Oktoberfest Blumenau 2025 segue até domingo, dia 26.

























