A partir de outubro, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), iniciará o monitoramento semanal da balneabilidade nos 238 pontos do programa. Locais em Florianópolis e Balneário Camboriú terão coletas três vezes por semana até março, quando termina a temporada de verão. Desde abril, o órgão faz coletas mensais.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Às segundas e terças-feiras, será realizada a primeira coleta da semana em todos os 238 pontos monitorados pelo Instituto. Nas quartas-feiras, ocorrerá outra coleta em pontos de Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Balneário Camboriú (Praia Central) e na Rota Norte Florianópolis (em praias como Canasvieiras, Ingleses e Jurerê).

Já nas quintas-feiras, será a vez da segunda coleta em pontos distribuídos em Itajaí, Penha, Navegantes, Governador Celso Ramos, e repetição da coleta em Balneário Camboriú e na Rota Norte de Florianópolis.

SC tem 78% de praias próprias para banho, divulga IMA

Continua depois da publicidade

Como acessar

Os resultados poderão ser acompanhados no site do IMA, consultando as “bandeirinhas” de cada ponto de coleta, no mapa. O site também possui o menu histórico e um espaço de pesquisa onde é possível acessar datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que são registradas no momento da coleta.

O laboratório do IMA fará a emissão de relatórios às quartas-feiras (referente à primeira coleta de todos 238 pontos), às quintas-feiras (relatório somando os resultados referentes à segunda coleta realizada na quarta-feira) e às sextas-feiras, o relatório fechando o balanço da semana com os resultados da quinta-feira. Às sextas-feiras, o IMA irá divulgar um balanço da semana consolidado.

Quando uma praia é considerada imprópria?

A água é avaliada considerando a concentração da bactéria Escherichia coli, que indica contaminação fecal. Segundo o IMA, o ponto é considerado impróprio quando mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Praias próprias para banho em setembro em Florianópolis

Continua depois da publicidade

Leia também

Operação em SC e outros 16 estados identifica 17 mil hectares de desmatamento ilegal

O porto de SC que projeta “engolir” Santos e se tornar o maior da América do Sul

Destaques do NSC Total