Uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes que ficava dentro de uma gruta no Centro de Ituporanga foi destruída por vândalos na madrugada deste sábado (27). A polícia esteve no local e coletou imagens das câmeras de segurança do salão paroquial próximo para tentar identificar os criminosos. O canteiro da paróquia Santo Estevão, que fica em frente à gruta, também foi vandalizado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A imagem com cerca de 1,6 metro de altura ficava em um ponto mais elevado da gruta e tinha a proteção de uma grade, além do portão de entrada do local que estava fechado. Mas isso não inibiu a ação. Na manhã deste sábado (27) o responsável pela limpeza a encontrou em pedaços, como mostram as imagens abaixo. A paróquia lamentou o que chamou de “ato de intolerância religiosa e vandalismo”.

Conforme a publicação da igreja nas redes sociais, essa não é a primeira vez que a gruta sofre ataque. A segurança no local será reforçada e a imagem, restaurada por voluntários. “Expressamos nossos mais sinceros apelos a Deus para que toque o coração do homem contemporâneo, afastando a maldade e promovendo a prática do bem e do amor ao próximo”, diz um trecho do post.

Fotos mostram ação de vândalos

Continua depois da publicidade

A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes foi criada em 1948. Um portão dá acesso ao local, por onde o público caminha em ziguezague por uma área arborizada que representa o caminho do Calvário, com as quinze estações da Paixão de Cristo. Ao final do percurso está a gruta, um ponto que recebe milhares de visitantes todos os anos e está ao lado do Complexo Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor.

A gruta é ponto de peregrinação em Ituporanga, município forte no turismo religioso. No próximo dia 11 de fevereiro é celebrada a primeira aparição de Nossa Senhora de Lourdes.

Leia mais

Por que famílias foram notificadas a remover casas às margens da BR-470 em Apiúna

Blumenauense na lista da Interpol é deportado dos EUA e preso por crimes em Florianópolis

Destaques do NSC Total