As obras para construção de cais flutuante no bairro Espinheiros, em Joinville, devem ser concluídas ainda neste semestre. A etapa de estaqueamento foi concluída, com todas as 26 estacas já cravadas. Segundo a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), os trabalhos seguem conforme o cronograma.
Continua depois da publicidade
De acordo com informações da Seinfra, há duas semanas, foi iniciada a fabricação dos módulos flutuantes e, nesta semana, está prevista a concretagem dessas estruturas. Também para o mês que vem, a previsão é de que a reforma do trapiche existente comece.
Veja fotos da obra em Joinville
Paralelamente, a empresa responsável pela obra realiza a fabricação dos mobiliários e dos guarda-corpos que irão compor o conjunto da estrutura. A passarela metálica de acesso ao cais também já está em fabricação.
Confira imagens de projetos de cais flutuantes
O novo cais flutuante de Joinville
O Cais Flutuante do Espinheiros terá cinco módulos flutuantes de 11 metros de comprimento e três metros de largura em estruturas de concreto pré-moldado.
O trapiche existente será revitalizado e contará com novo projeto, novos guarda-corpos, iluminação e paisagismo. O novo cais também vai ganhar bancos e lixeiras.
Continua depois da publicidade
O atual trapiche será reformado e vai interligar aos módulos flutuantes por uma rampa de aproximadamente 38 metros, a chamada passarela. No fim dela, ficarão os módulos para os barcos atracarem. A interligação dos módulos será realizada por cabos de aço e blocos de borracha sintética.
Também faz parte do píer um módulo adicional para apoio da passarela de alumínio e uma nova sinalização náutica para a área. O trapiche atual mais os flutuantes resultarão em uma área de 497 metros quadrados, onde embarcações de até 100 pés, do tamanho do Barco Príncipe, por exemplo, poderão atracar.
O investimento é de R$ 6,1 milhões. A Construtora AJM Ltda foi a empresa vencedora da licitação e usará para as estruturas flutuantes peças feitas com tecnologia sueca.





















