A bússola é quem aponta: o Norte é o caminho. Em Blumenau, não é diferente. A região Norte é sinônimo de expansão e desenvolvimento socioeconômico. Desde a criação do Plano Diretor, Blumenau olha para os bairros da região como pontos a desbravar e fazer a cidade crescer.

Continua depois da publicidade

Confira abaixo imagens de drone que revelam as belezas da região Norte.

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

À margem esquerda do Rio Itajaí-Açu, os bairros da região são ligados por duas grandes rodovias: a BR-470 e a SC-108. É por elas que transitam diariamente milhares de pessoas no vaivém do cotidiano, entre trabalho, estudos e outras atividades que movimentam quase um terço dos mais de 360 mil habitantes de Blumenau. Na maioria dos dias, as estradas parecem não dar conta do tráfego pesado e exigem paciência de quem tem que cruzar este caminho.

Assim como os primeiros imigrantes que há 173 anos transformaram a pequena colônia numa grande cidade, é com a força e a paixão de pessoas que vêm de outros lugares do Brasil e até mesmo de outros países em busca de dias melhores que Blumenau se transformou em uma das principais cidades do país para viver. E muitos deles escolheram algum ponto da região Norte para chamar de seu, de lar.

Continua depois da publicidade

Leia também: Imagens aéreas revelam belezas e detalhes da região central de Blumenau

O Parque das Itoupavas é o grande ponto de encontro, lazer e atividade física. Do alto, basta observar algumas horas de um fim de semana ensolarado para avistar a diversidade presente nas roupas, nos rostos, nos sotaques e até mesmo nos idiomas. O lugar parece até ficar pequeno. E para a alegria de quem vive rotineiramente por lá, uma expansão está a caminho, abrindo espaço para novos encontros.

A região Norte é também recanto da nossa memória. A Itoupava Central mantém a pioneira Escola Número 1, erguida no estilo enxaimel, que encanta os admiradores da arquitetura e da história. A região preserva também muitas tradições germânicas. Os clubes de Caça e Tiro preservam costumes, oferecem lazer e mantêm viva a cultura dos primeiros colonizadores.

Leia mais: Passeio do alto expõe a grandeza e os caminhos da região da Fortaleza em Blumenau

Subindo a Serra, chegamos ao ponto mais ao Norte da cidade, o Distrito da Vila Itoupava. Em um passeio pelas principais ruas do lugar, a gente nota a tranquilidade, a paisagem do campo e do pequeno pedaço da Alemanha que temos dentro de Blumenau.

Essa é a região Norte. Um elo importante da preservação do passado, com a força econômica e social do presente, de olho no planejamento do futuro da nossa cidade.

Continua depois da publicidade

A região Norte de Blumenau

VÍDEO: As belezas das Itoupavas

Destaques do NSC Total