A beleza da Serra catarinense, marcada por paisagens congelantes, geadas e até nevascas, está em destaque na exposição fotográfica “Foco na Serra Catarinense”, do fotógrafo Dionata Costa, que pode ser visitada na Casa do Turista, em São Joaquim, até o mês de julho. 

Continua depois da publicidade

A mostra apresenta 45 imagens que mostram a singularidade e o encanto da região serrana, especialmente durante o inverno.

Entre os registros, estão cenas da neve que cobre os campos, a geada espessa que transforma a paisagem ao amanhecer e a Igreja Matriz de São Joaquim, construída em pedra basalto, símbolo e cartão-postal da cidade.

Veja algumas imagens da exposição

Tudo iniciou com uma câmera de bolso 

Dionata Costa iniciou sua trajetória na fotografia em 2007 com uma câmera de bolso e, desde então, vem reunindo um acervo que retrata com sensibilidade e técnica a essência do clima e da natureza local. 

Continua depois da publicidade

— As paisagens congelantes são minhas preferidas. Quando vejo uma foto minha rodando o mundo e divulgando São Joaquim, é gratificante e me enche de orgulho — afirma o fotógrafo.

Com um olhar apurado e profundo respeito pela natureza, Dionata já teve suas imagens expostas em outros eventos culturais e até na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em parceria com a fotógrafa Evilin Cristini, de Urupema. 

Seu talento também foi reconhecido em concursos importantes, como o de melhor registro de inverno promovido pelo extinto jornal Correio Lageano e o Concurso Fotográfico do Espetáculo do Inverno, vencido em 2022.

Leia também

5 opções de hotéis e pousadas para aproveitar o frio na Serra de SC

SC terá terceira edição do Estação Inverno para impulsionar turismo e economia