Um ciclone extratropical está se formando nesta sexta-feira (9) a partir de um sistema de baixa pressão na Argentina e deve causar efeitos nos estados do Sul do Brasil durante os próximos dias, incluindo Santa Catarina. Imagens de satélite da Epagri/Ciram mostram uma grande massa de nuvens sobre o Rio Grande do Sul, se aproximando cada vez mais dos estados brasileiros.

Continua depois da publicidade

Nas imagens, é possível ver cores de vermelho escuro, verde, amarelo, laranja e azul. A Epagri/Ciram explica que as nuvens de cor laranja, vermelho e amarelo indicam que a temperatura do topo da nuvem do tipo Cumulonimbus fica entre -60°C e -70°C, associadas à chuva moderada e forte, com raios e ventos mais intensos.

No centro da massa de nuvens, também é possível ver tons de preto, o que indicam uma tempestade severa, acompanhada de chuva e ventos extremos.

Veja a aproximação do ciclone

Inmet alerta para tempestades e ventos intensos

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todo o estado de Santa Catarina está em alerta laranja para tempestades neste sábado (10), quando o ciclone deve começar a ter efeitos mais intensos em território catarinense. Há chance de chuva entre 50 e 100 milímetros em um único dia, ventos intensos de 100 km/h e queda de granizo.

Continua depois da publicidade

Em todo o Sul do Brasil, há alertas para a chance de tempestades, vendavais e ventos costeiros até domingo (11).

Acompanhe a chegada do ciclone ao Brasil