Famosa pelos pequenos paraísos que oferece a moradores e turistas, a cidade de Bombinhas se tornou ao longo das últimas décadas um dos destinos mais charmosos do Sul do país. As praias convidativas para o mergulho e o visual de tirar o fôlego fazem esta península receber mais de 1 milhão de turistas durante as temporadas de verão, número 100 vezes maior que os quase 20 mil habitantes, conforme dados do IBGE.
Continua depois da publicidade
Imagens de satélite dos últimos 30 anos mostram a expansão habitacional da cidade de Bombinhas. Tanto na região central quanto nas praias agrestes e mais preservadas, na região de Zimbros e Mariscal, é possível ver a paisagem tomando forma. O verde da paisagem vai cedendo espaço a construções, usadas por moradores e turistas de veraneio atraídos pelas belezas naturais da região.
Em fotos, veja a evolução de Bombinhas em 30 anos
Na parte final dos anos 1990, a cidade era tomada pelo verde e por vegetação nativa que cercavam as regiões próximas ao mar. Pouco a pouco, esses espaços foram dando lugar às edificações, como pode ser visto nas imagens.
Mesmo com desafios estruturais, como as limitações viárias de entrada e saída, e com polêmicas como a implantação de um pedágio ambiental, a chamada TPA, a cidade conseguiu promover sua imagem, ganhando fama e desenvolvimento econômico, na esteira do crescimento de outras cidades vizinhas, como Itapema e Porto Belo.
Continua depois da publicidade
Confira abaixo o antes e depois de Bombinhas nos últimos 30 anos, confirme imagens de satélite:






















