Um dos estádios mais modernos do Brasil, o Allianz Parque é a casa do Palmeiras e conta com algumas características. Foi um dos primeiros a adotar grama sintética no Brasil e é palco de grandes show nacionais e internacionais. Uma arena multiuso referência mundial e sinônimo de modernidade, construída sob um investimento milionário.
Continua depois da publicidade
Mas antes de ser esse complexo de entretenimento e esportes, o local abrigou um dos estádios mais antigos e “raízes” do Brasil: o Parque Antárctica ou Estádio Palestra Itália. Localizado no chamado centro expandido de São Paulo, o endereço, na Água Branca, fez e faz da casa alviverde a de acesso mais fácil da capital paulista.
O Parque Antárctica surgiu no final do século 19, como um espaço de convivência para os funcionários da Cia. Antárctica. No local, os frequentadores podiam praticar diversas modalidades esportivas e a partir da virada do século 20, o futebol cresceu para ocupar também esta área.
Com o passar dos anos, o clube Palestra Itália adquiriu e passou a jogar as partidas do Campeonato Paulista no local, assim como outras agremiações da cidade. Em seguida, vieram as ampliações, jogos grandes e a consagração de um gigante do futebol brasileiro: a Sociedade Esportiva Palmeiras .
Em 1978, o Palmeiras conquistou o Paulistão pela 18ª vez com o recorde de público no Parque Antárctica: 40.283 pessoas. Mas foi na década de 1990 que o Palmeiras brilhou em seu estádio. Em 1998 venceu a extinta Copa Mercosul sobre o Cruzeiro na melhor de três jogos. Em 1999 conquistou a Libertadores da América sobre o Deportivo Cali, da Colômbia, numa disputa de pênaltis emocionante, comandada pelo goleiro Marcos.
Continua depois da publicidade
Mas em 2000 o estádio, também conhecido como Palestra Itália, foi palco de uma das maiores decepções do torcedor palmeirense na história. O título da Mercosul daquele ano foi vencido pelo Vasco na casa alviverde, que ganhou a partida de ida no Rio por 1 a 0 e em casa abriu 3 a 0 no primeiro tempo. Numa virada avassaladora comandada por Romário, o Cruz-Maltino virou por 4 a 3 e fez a festa em território inimigo.
Em 2010, o Parque Antárctica parou de receber jogos pois o formato como se conhecia iria ao chão para a construção da arena conhecida hoje como Allianz Parque, inaugurado em novembro de 2014, na derrota do Palmeiras por 2 a 0 para o Sport. O valor da obra foi de R$ 660 milhões.






















