A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2025, ano-base 2024, passa a ser recebida pela Receita Federal nesta terça-feira (1º). As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O recebimento da declaração pré-preenchida começa 13 dias após o início do prazo de envio do IR pelo método tradicional, que começou no dia 17 de março.

Mais de 50 mil catarinenses já declararam o Imposto de Renda em 2025

O que é e como optar pela declaração pré-preenchida

Na declaração pré-preenchida, a Receita Federal informa os rendimentos, deduções, bens e direitos, dívidas e ônus reais – que são carregadas automaticamente, sem a necessidade de digitação, ao contribuinte.

Continua depois da publicidade

Para optar pela declaração pré-preenchida, é necessário ter uma conta níveis Prata ou Ouro no gov.br. Às pessoas que não fazem a declaração, ainda existe a alternativa de usar o site ou aplicativo Meu Imposto de Renda. No app, é possível dar autorização de acesso à declaração pré-preenchida para qualquer CPF ou CNPJ, evitando o compartilhamento da senha gov.br.

Como fazer a declaração de imposto de renda?

A espera na abertura do prazo para envio da declaração pré-preenchida está relacionada com a greve dos auditores fiscais da Receita Federal, que buscam reajuste salarial.

Os contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida nas últimas semanas conseguiam ver no programa da Receita Federal apenas dados como identificação, CPF, endereço, e de rendimentos recebidos. Agora, a partir desta terça, a declaração também passará a informar:

  • Contribuições de previdência privada;
  • Atualização do saldo de conta bancária e poupança;
  • Atualização do saldo de fundos de investimento;
  • Imóveis adquiridos no ano calendário;
  • Doações efetuadas no ano calendário;
  • Conta bancária/poupança ainda não declarada;
  • Fundo de investimento ainda não declarado;
  • Contas bancárias no exterior.

Continua depois da publicidade

Mais da metade das declarações devem ser entregues no formato

Em 2025, a Receita Federal espera receber 26,3 milhões de declarações (57% do total) por meio do formato pré-preenchido.

Em 2024, 17,8 milhões de declarações pré-preenchidas (41,2% do total) foram entregues.

Até a manhã desta segunda-feira (31), haviam sido entregues 5,2 milhões declarações do Imposto de Renda. O prazo termina no dia 30 de maio. A expectativa da Receita é de receber 46,2 milhões de documentos.

* Sob supervisão de Jean Laurindo

Leia também

Preço do ovo sobe quase 20% em março e afeta o bolso de universitários que moram sozinhos

Taxa das blusinhas sobe em 10 estados, mas em Santa Catarina não; entenda