nsc

    De olho no Leão

    Imposto de Renda: live tira dúvidas de contribuintes pelo YouTube até sexta-feira

    Profissionais de contabilidade da Grande Florianópolis respondem às perguntas pela internet

    31/03/2020 - 12h34 - Atualizada em: 31/03/2020 - 12h54

    Compartilhe

    Leandro
    Por Leandro Lessa
    Por enquanto, prazo para declaração do IR vai até o dia 30 de abril
    Por enquanto, prazo para declaração do IR vai até o dia 30 de abril
    (Foto: )

    Em meio à pandemia de coronavírus, o cidadão acaba esquecendo de outros assuntos importantes a serem tratados. Um deles é o Imposto de Renda. Até o momento, apenas uma entre quatro pessoas já cumpriram o compromisso com o Leão no país. O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis da Grande Florianópolis (Sescon GF) está tirando dúvidas em vídeos online até sexta-feira (3), enquanto aguarda pela definição do Governo Federal em adiar ou não o período para a entrega.

    O prazo para a entrega da declaração do imposto de renda começou no último dia 2 e vai até as 23h59min59s do dia 30 de abril. A Receita Federal espera receber 1,4 milhão de declarações de IR em Santa Catarina. Cerca de oito milhões de envios já foram registrados pela Receita Federal até esta segunda-feira (30), de um total das 32 milhões de declarações esperadas no Brasil.

    > Quem precisa declarar o Imposto de Renda 2020?

    Escritórios de contabilidade em SC demonstram preocupação com a impossibilidade das pessoas em obterem todos os documentos necessários para a declaração, por causa de decreto estadual que estabelece medidas restritivas para manter o isolamento social. Por exemplo, algumas das informações necessárias não são disponibilizadas pelas agências bancárias de forma online.

    – Essa resposta (sobre adiar ou não o prazo) é o que todo mundo quer a gente dê o mais breve possível. Nós, entidades contábeis, precisamos que o Governo Federal decida logo e que seja prorrogado porque, por mais que tenhamos acesso a Whatsapp ou e-mail, a conversa com o contribuinte é complicada porque eles não conseguem encaminhar a documentação completa – declarou o presidente do Sescon GF, Darley Grando.

    Ouça a entrevista com o presidente do Sescon GF, Darley Grando, com Mário Motta:

    Tira-dúvidas online para contribuintes

    Para orientar quem precisa declarar o imposto de renda, o Sescon GF está fazendo a 17ª edição do projeto Declare Certo, Porém, como não é possível montar o estande no Centro de Florianópolis para o atendimento presencial, as dúvidas estão sendo esclarecidas em um canal de streaming ao longo dessa semana. As lives ocorrem às 10h e às 15h, com duração prevista de uma hora.

    As dúvidas podem ser enviadas no chat durante a transmissão no Youtube ou pelo WhatsApp (48) 99952-0359.

    Acompanhe o vídeo do Declare Certo Virtual:

    O sistema da Receita Federal para receber as declarações funciona 20 horas por dia. Durante a madrugada, entre 1h e 5h, ele fica indisponível. A multa para o contribuinte que fizer a declaração fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo corresponde a 20% do imposto devido.

    O programa gerador da declaração do Imposto de Renda no computador está disponível para download. Quem optar pelos tablets ou smartphones, o aplicativo pode ser baixado tanto para o sistema Android como para o iOS.

    Baixe o app Meu Imposto de Renda no Google Play

    Baixe o app Meu Imposto de Renda na App Store

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Economia

    Colunistas