O ex-presidente Jair Bolsonaro teve a prisão domiciliar decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (4). A decisão repercutiu na mídia internacional, que noticiou o fato em diversos veículos de imprensa. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

As agências de notícias Reuters, Associated Press e AFP enviaram um alerta urgente para a imprensa internacional, informando que a decisão da prisão domiciliar partiu do STF.

Veja cronologia que levou à prisão de Jair Bolsonaro

Estados Unidos

O jornal The Washington Post afirmou que o ex-presidente Bolsonaro está sendo acusado de liderar uma organização criminosa que conspirou para anular a eleição, o que incluiu planos para assassinar o presidente Lula (PT).

“A ordem de segunda-feira segue uma do Supremo Tribunal Federal, que no mês passado ordenou que Bolsonaro usasse uma tornozeleira eletrônica e impôs um toque de recolher às suas atividades enquanto o processo estiver em andamento”, diz a reportagem.

O The New York Times destacou que o caso que envolve Bolsonaro tem relação direta com a disputa tarifária entre o presidente Donald Trump e o Brasil.

Continua depois da publicidade

“Trump chamou o caso contra Bolsonaro, um aliado político, de ‘caça às bruxas’. Na semana passada, o presidente americano impôs tarifas de 50% sobre alguns produtos brasileiros. Ele também impôs sanções ao ministro Moraes, acusando-o de censurar vozes conservadoras online”, afirma a reportagem.

Reino Unido

A publicação do jornal The Guardian citou que Moraes argumentou na decisão que Bolsonaro violou a medida cautelar que proibida o uso de celular.

“Moraes escreveu que, enquanto manifestantes saíam às ruas em diversas cidades do país no domingo em apoio ao ex-presidente, Bolsonaro usou as contas de mídia social de aliados para compartilhar mensagens contendo ‘claro incentivo e incitação ao ataque ao Supremo Tribunal Federal e apoio aberto à intervenção estrangeira no judiciário brasileiro'”, afirma o texto.

A BBC, em seu site, menciou que a prisão domiciliar ocorre um dia após manifestações de aliados do ex-presidente.

Continua depois da publicidade

Argentina

O diário Clarín afirmou que o STF ordenou a prisão domiciliar do ex-presidente e destacou um trecho da decisão.

“A Justiça não permitirá que um acusado a descarte como tola, acreditando que ela permanecerá impune por causa de seu poder político e econômico.”

Oriente Médio

Já a rede de TV do Catar Al Jazeera mencionou as manifestações em apoio ao ex-presidente, que, segundo a emissora, foram organizadas pela extrema direita.

“Bolsonaro é acusado de tentar anular a eleição de 2022, vencida por seu oponente de esquerda, o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, diz o texto.

Continua depois da publicidade

Leia também

Os motivos apontados por Moraes que levaram Bolsonaro à prisão domiciliar

Bolsonaro e visitas ficam proibidos de usar o celular em prisão domiciliar